São Sebastião do Paraíso premia empreendedores rurais

Imprimir

A Cooparaiso, através do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), promove amanhã, quarta-feira (14), a comemoração referente à Semana Global do Empreendedorismo. Pelo segundo ano consecutivo, produtores rurais serão reconhecidos por suas atividades empreendedoras no meio rural.

Neste ano, foram selecionados produtores em duas categorias: “família empreendedora” e “jovem empreendedor”, valorizando critérios como criatividade, inovação, diversificação e geração de renda.

Foram selecionados dez produtores rurais de cada categoria e entre eles, um representante de cada será premiado. “A seleção foi feita pelo Conselho e alguns colaboradores da Cooparaiso, que levantaram quem seriam os possíveis empreendedores nessa área e foram escolhidos quem seria o mais indicado”, comenta o coordenador de projetos da Cooparaiso, Francisco Landi. O prêmio é um troféu de reconhecimento de “Empreendedor Rural do Ano”.

Para Landi, o mais importante no projeto é que as pessoas conheçam e reconheçam o valor do empreendedorismo no campo. “Um evento grande, onde participam todas as comunidades rurais leva incentivo ao produtor, e é um reconhecimento pela dedicação que o produtor tem em sua atividade”, disse.

Além da apresentação dos escolhidos e entrega da premiação, o Conselho também promove a palestra “Empreendedorismo Rural”, com apresentação do coordenador do núcleo da Cooparaiso em Jacui, Wellington Trevisan.

O presidente do Conselho, Marco Aurélio de Paula, disse que a seleção da família empreendedora foi bastante difícil. “Diante de tantos projetos interessantes que encontramos no campo sendo desenvolvidos pelas famílias, encontramos muita dificuldade de fazer a seleção. Em relação à categoria ‘jovem empreendedor’ ficamos bastante apreensivos, porque percebemos que o jovem não está acreditando mais na atividade rural como geradora de renda e segurança para o seu futuro e está partindo para outras atividades. Temos que lutar por esse projeto para incentivar os jovens e mostrar a eles que vale a pena investir na atividade rural, que é essencial e terá retorno”, disse Marco.

O evento deve contar com a presença de cerca de 300 pessoas, tem início ao meio dia, no Parque de Exposições – Expar.

O evento – A Semana Global do Empreendedorismo é um projeto mundial, que envolve diversos países, com o intuito de divulgar cada vez mais o empreendedorismo e as iniciativas inovadoras. “A solicitação de incentivo ao empreendedorismo veio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e como o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) tem vocação com o empreendedorismo rural, estamos sempre incentivando essa vertente no setor agropecuário, porque muitas instituições já trabalham com o empreendedorismo na área urbana”, contou Francisco Landi.

Para ele, o tema é de suma importância e deve ser ensinado desde cedo. “Nas escolas rurais, a criança deve perceber que lá no seu sítio, por exemplo, tem uma galinha, que coloca ovos, que são vendidos na feira, gerando renda e que vale a pena investir nisso”, compara Landi.

Fonte: Ascom Cooparaíso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *