Salão de Cafés debate aumento no consumo dos grãos especiais

Imprimir

Acordar de manhã e saborear um bom café. Essa rotina está ficando cada vez mais rara, desde que o público passou a frequentar mais as cafeterias. O hábito de ingerir o café fora de casa é cada vez mais freqüente – cresceu 307% nos últimos sete anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Com isso, o paladar do consumidor está cada vez mais exigente, o que elevou o consumo de cafés especiais em 17% no ano passado.

Para acompanhar as tendências e analisar as perspectivas do consumo, acontece hoje quinta-feira, 07, o 2º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo. O evento é realizado pelo Sindicato da Indústria do Café do Estado (Sincafé), em parceria com a Abic, e acontece dentro da Super Acaps Panshow, no Pavilhão de Carapina.

“Hoje, o Estado produz cerca de 160 toneladas de cafés finos. De todo o café produzido aqui no Estado, apenas 15% é exportado, sendo que o restante é consumido pelos capixabas e estados vizinhos, como Minas Gerais e Bahia”, afirma o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini.

No Espírito Santo, 25 empresas produzem cafés do tipo especiais e a tendência é de crescimento. “As micro e pequenas, que são maioria, estão se voltando para este tipo de produção. Elas tem tudo para sair na frente, já que esta é uma categoria de produto que requer um tipo de cuidado que só as empresas desse porte podem oferecer”, conclui Malanquini.

Palestras – A programação do 2º Salão de Cafés Especiais trará palestras sobre temas de interesse do setor, como a Instrução Normativa IN-16, do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que define os padrões de qualidades para os grãos. Outro item será o Selo de Pureza da Abic, iniciativa cuja participação pode ajudar os empresários a adequarem seus produtos à legislação federal. Além disso, também será possível aprender a fazer um bom café e conhecer dicas da barista Cléria Junqueira para montar uma cafeteria.

Autoridades – Entre as autoridades que já confirmaram presença, estão o presidente da Abic, Takamitsu Sato e a diretoria da Instituição; o presidente da Findes, Lucas Izoton; o Governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Agricultura, Enio; o presidente eleito da Findes, Marcos Guerra e o Deputado Atayde Armani.

Fonte: Portal Fator Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *