Saiba como identificar qual café agrada mais o seu paladar

Imprimir

Suave, forte ou médio. Qual é o tipo de café que agrada mais o seu paladar? Só experimentando para saber. E como é possível sentir todas as nuances desta bebida na degustação, para se definir pelo mais gostoso para você?

O coordenador de treinamento da Starbucks, Mário Kuwahara, contou que para indentificar se o café está mais para doce ou amargo, é preciso seguir três passos da degustação: sentir o aroma, sorver e prestar a atenção em que parte da língua você sente mais a bebida. "Pode sorver fazendo barulho mesmo, como se tivesse tomando sopa. Assim, você abre as papilas gustativas para receber o café", explicou. O mais importante para degustar é não adicionar açúcar à bebida, pois ela altera o sabor.

Se você sentir o café "pegar" mais nas laterais da língua, quer dizer que ele é mais ácido. Na ponta, sente-se se ele é doce ou salgado; e no fundo na língua, indentifica-se o amargo.

Novidades
Nesta segunda-feira (5), todas as lojas da Starbucks estarão promovendo uma degustação de seus tipos de café e lançando uma nova torra chamada Blonde Roast (torra clara), para que os clientes identifiquem qual dos três (Dark, Medium e Blonde) prefere. Todos estes tipos de grãos estarão à venda nas lojas e podem ser moídos na hora para serem feitos em casa. Todos os cafés da marca são grãos de classificação arábica, conhecidos como gourmet no Brasil.

Dicas para fazer café
Segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), para tomar um café gostoso em casa é preciso seguir estas dicas: – Veja a data de fabricação do café. Café recém torrado tem mais sabor.

– O café moído se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor, do tempo e do contato com odores estranhos. Por isso ele deve ficar acondicionado sempre distante desses riscos. Guarde o café não utilizado em um recepiente com boa vedação.

– A água utilizada deve ser pura e limpa. Utilize sempre água filtrada ou mineral na preparação do café.

– Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte.

– Use a medida correta. Utilize de 80 a 100 gramas de pó (aproximadamente 5 a 6 colheres de sopa) para 1 litro de água.

– A água utilizada deve ser apenas aquecida – não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café. A temperatura ideal de preparo é próxima dos 90º.

– Beba o café em xícaras de porcelana. O sabor fica destacado e a temperatura constante.

– No caso do uso de garrafas térmicas, estas devem ser muito limpas e de uso exclusivo do café.

– Nunca prepare ou armazene a bebida já adoçada porque se formará uma crosta de caramelo de mau sabor nas paredes do recipiente.

Fonte: Portal Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *