Safras & Mercado estima comercialização de café 2016/17 do Brasil em 78%

Imprimir
A comercialização da safra de café do Brasil 2016/17 (julho/junho) chegou a 78% até o dia 10 de janeiro. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. O avanço em relação ao mês imediatamente anterior foi de quatro pontos percentuais.

As vendas estão levemente adiantadas em relação ao ano passado, quando 77% da safra 2015/16 estava comercializada até então. Há avanço em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 70% da produção normalmente já está negociada no período.

Com isso, já foram comercializadas 42,74 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2016/17 de café brasileira de 55,1 milhões de sacas.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização voltou a perder ritmo em dezembro diante de forte recuo nos preços e de usual recusa do vendedor em negociar no último mês do ano, “por conta de questões fiscais”.

“A melhora nos preços no início de 2017 ainda não foi suficiente para trazer o vendedor de volta ao mercado. O produtor tem aparecido de forma comedida e dado preferência à negociação de cafés mais fracos de bebida, cujos preços estão muitos próximos das bebidas melhores”, completou.

O produtor está apostando em ganhos mais expressivos com a entressafra.

“Mas um dólar enfraquecido, além de limitar altas nos preços do café no mercado físico, também tem contribuído para afastar os vendedores”, assinala.

Fonte: Safras & Mercado via Café da Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *