Safra paulista de café poderá recuar até 24,5% em 2013/14

Imprimir

O Estado de São Paulo poderá colher entre 4 milhões e 4,7 milhões de sacas de café na safra 2013/14, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou ontem a primeira projeção para a próxima colheita do grão no país. Os números são 24,52% e 11,32% inferiores à temporada anterior, de 5,3 milhões de sacas.

Técnicos da Conab alertam que a queda na produção poderá ser acentuada, caso não se observem a regularização das chuvas e a retomada do manejo das plantas nas próximas duas semanas. Nos principais cinturões paulistas, as estimativas de produção de café arábica poderão ser reduzidas.

Após a observação de uma ou duas floradas muito abundantes e uniformes, previa-se um volume de colheita bastante significativo. No entanto, as expectativas começam a se reverter tendo em vista os problemas climáticos registrados. A falta de umidade no período de enchimento dos frutos poderá diminuir o rendimento no beneficiamento do produto, de acordo com o levantamento da Conab.

No cinturão de Franca, principal polo cafeicultor paulista, a produtividade deve cair para patamares próximos de 20 sacas por hectare, o que representaria colheita de aproximadamente 1,1 milhão de sacas. Em São João da Boa Vista, apesar do excelente estado fitossanitário das lavouras, a estimativa de quebra situa-se entre 25% e 30% frente à colheita anterior, o que resultaria em colheita de até 900 mil sacas.

Nas regiões de Garça e Marília, a primeira projeção é de quebra de 30% devido à incidência de altas temperaturas e ao atraso nas adubações em função da baixa umidade do solo. A safra brasileira 2013/14 é estimada entre 46,98 milhões e 50,16 milhões de sacas. O desempenho representa redução de 7,6% e de 1,3% sobre o ciclo anterior.

Fonte: Valor Econômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *