Safra de café da Índia deve ser menor do que prevê o governo

Imprimir

A produção de café da Índia, terceiro maior produtor da Ásia, deve ficar abaixo da estimativa do governo de 325,3 mil toneladas no ano comercial 2012/13, que começa em 1º de outubro. A seca prejudicou o desenvolvimento das lavouras no maior Estado produtor, Karnataka, segundo executivos da indústria. O volume de chuvas de monções na região, que responde por 70% da produção do país, ficou quase 40% abaixo da média de longo prazo até o momento nesta temporada.

A safra 2012/13 deve totalizar de 300 mil a 310 mil toneladas, pois a falta de chuvas prejudicou o período essencial de desenvolvimento do fruto, declarou o presidente da Associação de Exportadores de Café da Índia, Ramesh Rajah.

A expectativa de queda da produção já se reflete nas exportações de café da Índia, que também perderam ritmo por causa do enfraquecimento da demanda em países europeus, depois da desaceleração econômica. A Índia exporta quase 70% de sua produção e os países europeus respondem por mais da metade dos embarques.

Segundo Rajah, as exportações de café do país devem cair cerca de 10% em 2012. Em 2011, foram embarcadas 346,85 mil toneladas, elevação de 20% sobre o ano anterior. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *