Safra de café 2012 será recorde, mas poderia ser melhor, aponta secretário

Imprimir

O Brasil deve registrar neste ano a melhor safra de café de todos os tempos, na avaliação do secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone. Até então, o recorde havia sido em 2002. "Esta é a maior safra brasileira de todos os tempos, mas poderia ser melhor", considerou durante entrevista coletiva.

De acordo com ele, as chuvas do passado foram insuficientes para a formação de florada, o frio foi intenso, com geadas. "As condições de desenvolvimento da safra não foram 100% boas, foram apenas razoáveis", apontou. A possibilidade de calor intenso, com pouca chuva, no primeiro bimestre deste ano também não foi descartada pelo secretário e isso poderá causar problemas na granação dos grãos.

Sobre a bienalidade da produção do café, o secretário enfatizou que, mesmo 2012 sendo um ano de alta, alguns produtores podem colher menos. "Nosso exército não está marchando o tempo todo em um pé só, com todos levantando e abaixando ao mesmo tempo. A gente só acerta o pé quando há evento climático exagerado. Aí desequilibra safras altas e baixas. É normal que alguns produtores estejam em fase diferente do visto no ciclo brasileiro geral", considerou. Como exemplo, ele disse que Minas Gerais produzirá 22% a mais este ano do que no ciclo anterior.

O importante, conforme Bertone, é que ano a ano se estreita o resultado de safra de ano de ciclo alto e baixo. "Além disso, os preços encontram-se em bom nível há um ano e os produtores começam a se beneficiar disso ao implantarem inovação tecnológica."

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *