Safra 2017/2018 segue dentro da expectativa, informa Cocatrel

Imprimir
O período de safra já está quase no final e o recebimento dos cafés na Cocatrel segue dentro da expectativa. Diferentemente do que foi noticiado em matéria divulgada pela agência Safras & Mercado, a cooperativa está recebendo dentro do que foi previsto, “haja visto que estamos em ano de safra menor, devido à bienalidade da cultura”, informa.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da entidade, para dar mais agilidade à entrada e à saída de cafés nos armazéns da cooperativa, muitas melhorias foram feitas, o que tem surpreendido positivamente a todos. “Para esta safra, a Cocatrel investiu bastante para, principalmente, eliminar as enormes filas de caminhões que eram formadas em seus armazéns. A não formação de filas pode gerar, equivocadamente, a impressão de falta de movimento. Porém, o horário de recebimento foi estendido, houve contratação e treinamento de mão de obra especializada, aquisição de novas empilhadeiras, além da aquisição de novos armazéns, o que desafoga o recebimento em Três Pontas”, esclarece.

A cooperativa também informou que “pensando em agilizar os processos, o recebimento de café nas manhãs de sábado é outra novidade nos armazéns de Três Pontas. No armazém Paraíso, os cooperados poderão entregar seus cafés, em sacarias. Nos outros armazéns o recebimento continua sendo em bags e à granel. O horário de atendimento é de 7h às 11h da manhã”, ressalta.

Nas filiais o horário continua o mesmo, de segunda à sexta-feira. Vale ressaltar que a Cocatrel conta com armazéns e/ou centrais de recebimento em Coqueiral, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno, Ilicínia, Córrego do Ouro e Varginha.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cocatrel

Matéria atualizada às 9h de 28/07/2017 com mudança do título “Safra surpresa: Quebra está o dobro do que esperava, diz Cocatrel”

A safra 2017 de café da região produtora de atuação da Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas), no sul de Minas Gerais, está com 80% da colheita realizada. A afirmação é do engenheiro agrônomo da Cocatrel, Roberto Felicore.

Segundo ele, os trabalhos estão bem adiantados em relação ao normal, já que usualmente nesta época os trabalhos estariam em 50% a 60%. Felicore afirma que a colheita está adiantada porque a safra está surpreendendo para baixo.

Ele observa que há uma diminuição na produção na região de cerca de 50% no comparativo com o ano passado. “E a quebra da safra ainda está o dobro do que se esperava”, diz.

Felicore coloca que a safra já é naturalmente menor dentro do ciclo bienal da cultura. Além disso, choveu pouco entre janeiro e abril. Ele indica que as precipitações no período foram de apenas 240 mm, quando apenas normalmente chove mais de 400 mm. “Isso atrapalhou o enchimento de grão e crescimento de vara”, descreveu.

Não houve problemas com o frio sobre a região até agora. Nas últimas duas a três semanas as temperaturas mínimas têm ficado entre 11 e 12 graus, indica Felicore. Entretanto, a desfolha está bem acima do normal com esse frio e tem ocorrido “muita ferrugem e phoma”. A safra de 2018 pode ser bem prejudicada.

Fonte: Safras & Mercado via Rede Social do Café

2 thoughts on “Safra 2017/2018 segue dentro da expectativa, informa Cocatrel

  • 13/09/2017 at 8:24 pm
    Permalink

    Você sabia que o aquecimento global poderia reduzir as áreas produtoras de cafés na América latina até 88% para 2050?

    Esta é a principal conclusão do estudo sobre o impacto das alterações climáticas no café e sobre as abelhas que tornam possível a sua polinização.

    Um resumo das informações recentes
    Que temos recebido no Whattsapp da A Voz Do Produtor até na data de hoje 13/09/2017
    Atualizado as 18:10hs

    A VOZ DO PRODUTOR.

    A Voz do Produtor

    #AssimSomosAGRO
    #AvozDoProdutorOrgulhoDeProduzir
    #AvozDoProdutor
    #BoaNoiteProdutor
    #BoaNoiteCafeicultor
    #BoaNoiteCafeicultores
    #Café
    #CaféMg
    #CaféDoBrasil
    #Comunicação
    #GuaranésiaMG
    #Marketing
    #MinasGerais
    #OrgulhoDeProduzir
    #Propaganda
    #RádioAM1580
    #SomosAgro
    #UmAgroAbraço
    http://www.avozdoprodutor.com.br

    Reply
  • 25/07/2017 at 6:45 pm
    Permalink

    BOA TARDE.

    NAO ENTENDO, SAFRA DESPENCANDO E O PREÇO NO MESMO SENTIDO.

    ISSO VAI CONTINUAR.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *