Safra 2013/2014 de café da Guatemala pode ser até 40% menor

Imprimir

A colheita de café da Guatemala no período 2013/2014 pode ter uma queda de 40%, informou a imprensa local e a Associação Nacional de Café (Anacafé). O motivo é o ataque do chamado fungo roya, que causa a ferrugem dos cafezais.

Devem ser colhidos 2,4 milhões de quintais, que equivalem a 240 mil toneladas. No período 2011/2012, foram 4,8 milhões de quintais (480 mil toneladas). No período 2012/2013, foram 4,1 milhões (410 mil toneladas).

De acordo com a direção da Anacafé, as perdas ocorreriam nas lavouras em que os cafeicultores não aplicaram a segunda dose de fungicida em plantas infectadas pelo fungo roya. A entidade calcula que, na primeira dose, a cobertura foi de 70% dos cafezais e para a segunda poucos produtores estão pedindo os cupons fornecidos para a compra dos defensivos.

Ainda segundo a imprensa guatemalteca, cafeicultores reclamam que linhas de crédito nos bancos do país estão indisponíveis em função da queda dos preços internacionais do café. E reconhecem que não há recursos para comprar os fungicidas necessários. Segundo a Anacafé, em média, produtores levam cinco anos para quitar empréstimos.

Fonte: Globo Rural Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *