Sacramento recebe etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura

Imprimir
Nesta quinta-feira (10/11), em Sacramento, município do Triângulo Mineiro, será realizada mais uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas (Seapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e prefeituras em parceria com outras instituições públicas e privadas.

O evento acontece a partir das 12h, no Centro de Apoio ao Produtor Rural, que fica no Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha. Nessa etapa serão abordados temas como sustentabilidade, impactos dos fatores climáticos na produção de café e alternativas de adubação do cafeeiro.

De acordo com o extensionista da Emater-MG, Alison Rodrigues de Souza, o município de Sacramento tem potencial para cafeicultura, com terras de boa qualidade, altitude e clima favoráveis. “Nos últimos anos, o município vem retomando o crescimento em área plantada com café. O evento é de fundamental importância, pois é o único específico do setor que acontece na cidade. É através desse encontro que os agricultores familiares têm acesso a novidades da cadeia produtiva do café”, afirma Alison de Souza. A expectativa dos organizadores é que esta etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura reúna 150 participantes.

De acordo com a Emater-MG, Sacramento possui cerca de 70 cafeicultores. A produção do município gira em torno de 62 mil sacas de 60kg de café por safra. Os grãos são comercializados no próprio município, na região Sul de Minas Gerais e em São Paulo. Mais informações sobre a etapa de Sacramento pelo telefone: (34) 3351-2595.

O Circuito

O Circuito Mineiro de Cafeicultura tem percorrido diversos municípios para debater temas relevantes para o setor por meio de palestras, oficinas e dias de campo. A proposta é levar aos cafeicultores informações sobre o manejo da cultura e novas tecnologias. Até agora já foram realizadas 22 etapas. Ao todo serão 27. Os próximos eventos acontecem nos municípios de Coqueiral (10/11), Três Pontas (17/11), Ilicínea (24/11), Campo Belo (25/11) e Carmo da Cachoeira (30/11). Mais Informações sobre essas etapas nos escritórios locais da Emater-MG.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG (Por Sebastião Avelar)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *