Revisão do preço mínimo do café poderá ser votada nesta semana, diz CNC

Imprimir

O Conselho Nacional do Café (CNC), em relatório semanal, informou que o novo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, teria garantido em reunião na semana passada que encaminharia dois votos relacionados ao setor à reunião ordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN) em 28 de março.

O primeiro voto concede alongamento dos vencimentos da linha de estocagem por 12 meses e carência de quatro meses para o início do pagamento, o que evitará o excesso de oferta de café na entrada da próxima colheita, de acordo com o CNC.

O segundo voto elevará o preço mínimo de garantia do arábica para R$ 340 por saca, ante o valor atual de R$ 261,69 a saca. A medida é considerada essencial para a implementação futura de ferramentas de mercado como os leilões de opções e o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro).

As medidas são reivindicações do setor que enfrenta queda nos preços do grão. Em alguns casos, os valores recebidos não cobrem os custos de produção. Na semana passada, as lideranças da cafeicultura reuniram-se com representantes dos Ministérios da Agricultura e da Fazenda. Havia a expectativa de que a elevação do preço mínimo fosse colocada na pauta do CMN na semana passada, o que não ocorreu.

Fonte: Valor PRO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *