Resultados devem aparecer nas próximas safras, diz Faep

Imprimir

Segundo o coordenador da Comissão Estadual do Café na Federação da Agri­cultura do Estado do Paraná (Faep), Claudius Faggion Filho, a expectativa é de que a produção volte a crescer a partir de 2012/13.

“O Paraná é deficitário no que diz respeito ao café. Nosso consumo é maior do que a produção. Esperamos chegar em 2015 com uma produção muito maior, capaz de ofertar demanda para as indústrias do estado”, afirma.

Ainda de acordo com Fag­gion, o plano lançado em outubro do ano passado envolve a criação de unidades para beneficiamento do café e difusão de tecnologia; reescalonamento do passivo dos produtores e o pedido para reenquadramento junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A conscientização dos agricultores também faz parte do projeto.“O cafeicultor precisa fazer um trabalho de gestão em sua propriedade, que saiba qual a sua capacidade de pagamento, se é vantajoso produzir café especial para agregar”, afirma Faggion. “Hoje não há espaço para quem não faz um trabalho profissional, com planejamento”.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *