Representantes da CNA participam do Primeiro Fórum Mundial de Produtores de Café

Imprimir

O vice-presidente diretor da CNA e presidente da FAEMG, Roberto Simões, o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Breno Mesquita, e o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, participaram do Primeiro Fórum Mundial de Produtores de Café, realizado nos dias 11 e 12 de julho, na cidade de Medellín, Colômbia.

Segundo Roberto Simões, “foi uma grande oportunidade de acompanhar análises de questões muito importantes ao desenvolvimento da cafeicultura global. O Brasil é o principal produtor mundial, e Minas responde por metade dessa produção, ou 1/5 do total produzido em todo o mundo. Temos enorme potencial para mantermos essa posição, com sustentabilidade. Para isso, é fundamental participarmos dessas reuniões internacionais, acompanhando as questões globais e ocupando posição nas tomadas de decisão”.

Durante o encontro, produtores do mundo inteiro também discutiram sobre as mudanças climáticas e a relação com a indústria. “Uma das apresentações mais interessantes que vimos foi a do economista Jeffrey D. Sachs, onde ele fez um comparativo entre países que mais consomem café e a relação direta com a felicidade das pessoas”, destacou Breno Mesquita, Presidente da Comissão Nacional de Café da CNA.

Para Breno Mesquita, o fórum foi momento de buscar soluções para a garantia de rentabilidade da atividade, com menor volatilidade de preços: “Os países têm feito seu dever de casa, aumentando, ano a ano, a produção. O Brasil é líder, em grande parte pela competência de seus produtores. Um dos grandes desafios mundiais, agora, será como aumentar de forma significativa o consumo, garantindo a sustentabilidade econômica do setor”.

Durante o evento, os produtores demonstraram preocupação com o aumento do consumo mundial de café. Para o ex-presidente dos Estados Unidos e diretor da Fundação Clinton, Bill Clinton, “é hora de colocar mais gente para trabalhar em uma estratégia voltada para o setor”.

Também estiveram no evento o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o presidente da Costa Rica, Luis Guillhermo, e o presidente de Honduras, Juan Hernández.

Há pelo menos 14 anos não acontecia um encontro como esse no mundo todo.

Confira abaixo a entrevista do Presidente da Comissão Nacional de Café da CNA, Breno Mesquita, ao Canal do Produtor TV:

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *