Representante do Icafé de Costa Rica visita Polo de Excelência do Café

Imprimir

Em outubro, entre os dias 17 e 19, Jorge Ramírez Rojas, gerente técnico do Instituto do Café de Costa Rica (Icafé), esteve na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para conhecer melhor a estrutura de ensino, pesquisa e extensão em café de diferentes instituições ali localizadas visando iniciar parcerias institucionais na troca de conhecimento.

Na sexta-feira, dia 19 de outubro, Jorge Ramírez se reuniu no Polo de Excelência do Café para saber mais sobre este projeto que gera conhecimento e inovação para o setor cafeeiro. Em reunião, o gerente executivo do Polo de Excelência do Café  Edinaldo José Abrahão, foram apresentados os objetivos do Polo em relação ao desenvolvimento do setor cafeeiro, oferecendo soluções inovadoras para a cultura. Durante a conversa, Jorge Ramírez buscava comparações com a cultura cafeeira na Costa Rica, apresentando as semelhanças e diferenças em relação às práticas de manejo e distribuição das lavouras no país.

Um dos interesses do representante do Icafé consistiu em compartilhar conhecimento sobre o processo de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), já que o Brasil é um país de grandes dimensões com a cafeicultura bastante difundida entre as regiões. O trabalho realizado pela EMATER no estado de Minas Gerais, também explanado por Edinaldo Abrahão, interessou muito à Jorge Ramírez, que identificou a prática como eficiente na obtenção e resultados.

De acordo com o que foi apresentado sobre o trabalho de ATER, Jorge Ramírez destacou que o mais interessante do processo é a personalização do atendimento ao agricultor por profissionais especializados e familiarizados com a cultura e com a região onde atuam, levando credibilidade nas consultorias.

As técnicas e práticas apresentadas durante a visita na UFLA, muito interessou ao representante do Icafé, que pretende levar novos conhecimentos para Costa Rica visando aprimorar suas práticas na cultura do café. O resultado de possíveis parcerias entre as instituições de pesquisa cafeeira tem o objetivo de desenvolver soluções para desafios comuns entre os países e contribuir para a melhoria do setor.
 
A 24ª Conferência Internacional em Ciência do Café (Asic 2012), que será realizada na Costa Rica, de 11 a 16 de novembro de 2012, receberá vários pesquisadores brasileiros, e Jorge Ramírez reforçou o convite e afirmou a importância desse evento para a difusão do conhecimento.

Jorge Ramírez também foi recebido pelo Prof. Antônio Nazareno, Assessor para Assuntos Institucionais da UFLA, que reforçou o interesse da universidade em manter contato para a troca de conhecimento com o Icafé de Costa Rica.

Edinaldo Abrahão, ao final do encontro, afirma que: “É importante a visita de líderes de outros países produtores de café, principalmente da América Central, onde concentra grande produção de cafés suaves e forma junto com o Brasil o maior bloco produtor do mundo, no sentido da troca de experiência e da construção coletiva do conhecimento que não tem fronteira entre países. Essa declaração reafirma o compromisso do Polo de Excelência do Café em compartilhar e difundir conhecimento para gerar inovação.

Fonte: Polo de Excelência do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *