Regiões produtoras de café recebem primeira florada da próxima safra

Imprimir

A primeira florada do café, fundamental para o produtor ter ideia de como será a próxima safra, já começa a ser vista em algumas das principais cidades produtoras do Brasil. As chuvas volumosas registradas nos últimos dias na maior parte do parque cafeeiro do país, seguida por altas temperaturas contribuíram para o fenômeno. Agora, os cafeicultores esperam ajuda do clima para a formação do chumbinho.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, no Sul de Minas Gerais, Alysson Fagundes, esta florada que é vista nas cidades produtoras acontece no período normal. “Em outros anos a florada foi tão boa quanto, ou melhor. Mas provavelmente esta será a maior e principal, inclusive, sendo a única em muitas lavouras”, diz.

O especialista afirma ainda que agora o mais importante é a continuidade das chuvas para que a planta não aborte o chumbinho. “As condições climáticas para os próximos dias não estão ideais, devemos ter dias muito quentes, e isso pode reduzir o pegamento”, afirma Fagundes.

Ainda que a perspectiva dos produtores seja otimista para a próxima safra devido à bela florada registrada, o agrônomo da Procafé pondera que ainda é cedo para se ter certeza de uma boa produção para 2016.

“Apesar das floradas serem muito boas, vale ressaltar que estamos com problemas de crescimento nas plantas, que estão abaixo da média desde janeiro de 2015”, explica o analista que diz acreditar em uma boa safra, mas não em recorde.

Fonte: Notícias Agrícolas e fotos de Gilmar Lobo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *