Recursos do Funcafé devem ser liberados até o final da semana

Imprimir

Os recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) devem estar disponíveis para os produtores até o final da semana. O prazo foi anunciado na segunda, dia 11, em reunião entre o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, e o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles. Apesar do crédito de mais de R$ 2,5 bilhões ter sido anunciado há dois meses, até agora nenhum agricultor teve acesso ao recurso, devido a problemas burocráticos.

— Os contratos já foram assinados pelos nossos agentes financeiros, bancos e cooperativas, já foram devolvidos para o ministério e agora estão aguardando cronograma de liberação, que será cumprido também pelos agentes financeiros — afirma Brasileiro.

O setor pede ainda a criação de um plano estratégico para produção e comercialização do café. As medidas devem ser anunciadas pelo governo no final deste mês, junto com o lançamento do Plano Safra. Entre elas está a redução dos juros para financiamentos.

— Com a inflação hoje sob controle e o próprio governo baixando os juros dos estabelecimentos de crédito, também o juro do Funcafé deverá ser reduzido — espera o presidente do Conselho.

A expectativa é que a taxa, hoje em 6,5% ao ano, fique em 5,5%.

Fonte: Canal Rural – RuralBR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *