Quênia elevou vendas de café em 54% em 2012, diz Banco Central local

Imprimir

As vendas de café do Quênia aumentaram 54% em 2012, para 46.051 toneladas, informou nesta sexta-feira o Banco Central do país, no boletim Análise Econômica Mensal. No entanto, o preço médio de venda caiu para 324 xelins quenianos (US$ 3,87) por quilo, ante 536 xelins (US$ 6,41) no ano anterior, segundo o banco.

O café queniano, que usa os preços futuros do arábica negociado na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) como referência, é vendido no leilão semanal da Bolsa de Café de Nairóbi, embora as vendas diretas também sejam permitidas.

Aproximadamente 98% do café produzido no Quênia é exportado para a União Europeia, os Estados Unidos, o Oriente Médio, o Canadá e a Coreia do Sul. Embora o Quênia produza muito menos café do que o Brasil e o Vietnã, seus grãos especiais são muito procurados para blends.

De acordo com uma estimativa inicial do Conselho de Café do Quênia, a produção deve atingir 54 mil toneladas no ano-safra 2012/13, ante 51 mil toneladas no ciclo anterior. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *