Qualidade e produtividade é o tema da 26ª edição do Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro

Imprimir
Com a proposta de fortalecimento do conhecimento e estímulo aos negócios, o 26ª Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, será realizado nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2018, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões em Patrocínio MG.

“Qualidade e produtividade” é o tema central que norteará a edição deste ano do evento e será abordado nos diversos eventos que integram a programação do Seminário, com o objetivo de conectar produtores, profissionais e lideranças, estimulando a cooperação na busca por soluções frente aos grandes desafios e oportunidades da cafeicultura e agronegócio.

Para 2018, grandes novidades serão realizadas no Seminário. Destaca-se a troca de café por produtos durante os três dias do evento, uma parceria entre ACARPA idealizadora deste produto, com a Expocaccer e Sicoob Coopacredi. A Central de Negócios, que será um espaço para oficialização das trocas de café por produtos e distribuição de cupons para os produtores que fizerem negócios durante os dias do evento e a solenidade do Prêmio de Produtividade ACARPA em sua primeira edição.

No dia 2 de outubro, a cerimônia oficial de abertura com horário previsto para as 10:00h contará com a benção das instalações, e abertura da feira de negócios entre os expositores de maquinas, implementos, insumos, automotivos, prestadores de serviços entre outros.

Às 13:00h iniciará o Workshop de Mecanização que abrangerá sua importância e seus reflexos de inovação e tecnologia.
No mesmo dia, também ocorrerá o 1º Encontro de Mulheres que inspiram o Cerrado Mineiro, com representantes da cadeia do agronegócio e também do setor produtivo no que tange os impactos do agronegócio no contexto econômico e social.
No dia 3 o tema central será “Qualidade” que abordará sobre Cafés de Qualidade, demanda Nacional e Internacional, o que o mercado quer? Quanto custa? Como fazer? Neste dia também receberemos os produtores familiares com um almoço, abordaremos temas como Associativismo e Qualidade e Educação Financeira – Em busca da Sustentabilidade Financeira. Neste dia também teremos a Solenidade do Prêmio de Produtividade ACARPA que será conhecido os finalistas deste produto.

Já no dia 4, teremos o dia de campo (Circuito da Cafeicultura) pela manhã e a tarde o tema abordado será “Produtividade” em que os debatedores falarão sobre Irrigação, nutrição, técnicas de alta produtividade e gestão sustentável do controle de pragas e doenças do cafeeiro.

Segundo o Presidente da ACARPA Frederico de Queiroz Elias, “Teremos um evento de grande alcance do qual valerá a pena participar, pois trará discussões entre os principais temas e sobre como avançar ainda mais do que já temos feito”, completa. A Cafeicultura é uma vitrine de organização e inovação, exemplo para o cenário internacional e nacional. É fundamental que as lideranças se atentem para a região e apoiem o desenvolvimento.

“O Seminário em sua 26ª Edição veio para fortalecer e expandir o papel da cafeicultura e seus parceiros, bem como ampliar a integração entre os diversos setores que envolvem todo o agronegócio. O evento é uma forma de dar visibilidade às iniciativas da cafeicultura seus reflexos e mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e ações.

Atrações simultâneas

Com a proposta de oferecer um espaço dinâmico, dois espaços Arena Cerrado e Arena ACARPA foram idealizados e dois auditórios ARENA ACARPA E ARENA CERRADO, foram montados e serão disponibilizados para apresentações e debates de diferentes temas, e os participantes poderão debater problemas, soluções e tendências, estimulando o networking e promovendo novas oportunidade.

Com palestras e mesa redonda, nos três dias do seminário, a Acarpa vai trazer temas para um público interessado em buscar oportunidades conhecimento e debates. Serão apresentados projetos e serviços disponibilizados à sociedade pelas parcerias firmadas. A acarpa abre as portas à comunidade e oferece a oportunidade de conhecer, por meio de visitas programadas e monitoradas, a importância da cafeicultura e seus reflexos na comunidade seja no ambiente rural e urbano. Dentre as atrações simultâneas teremos: Sorteio de Prêmios, Trocas de café por produtos e serviços, Palestras , Painéis , Workshops, Espaço Gastronômico e Cultural, Circuito Mineiro da Cafeicultura ( Dia de Campo) , Exposição de empresas, Estação Senai , Estação Senar , Espaço Coopa , Espaço Sebrae, Central de Negócios, Premiação do Concurso de Qualidade de Cafés Fairtrade da Appcer, Almoço para agricultores familiares , 1º Encontro de mulheres que inspiram o Cerrado mineiro, Homenagem a associados da acarpa (visibilidade do café produzido) na Cafeteria ACARPA SEBRAE

Sobre o SEMINARIO

O Seminário é uma iniciativa da Acarpa – Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio com apoio do SEBRAE.
A iniciativa que visa fomentar conhecimento, negócios e inovação, reúne uma série de iniciativas para aproximar e intensificar o setor produtivo, estimulando parcerias e gerar novas oportunidades de fomento para o mercado nacional e internacional.

A edição de 2018 do seminário conta com o patrocínio oficial da Expocaccer e Sicoob Coopacredi além das cotas diamante Arysta, Floema, Tritucap, cota ouro FMC, Laboratório Farroupilha, Protec, Timac e Vitoria Agro.

O evento também tem o apoio institucional do Acip, Appcer, Câmara da Mulher Empreendedora, Câmara Municipal de Patrocínio, Cdl, Coopa, Emater, Epamig, Escola Agrotécnica, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Ima, Prefeitura Municipal de Patrocinio, Senai, Senar, Sindmetal, Sindicato Rural de Patrocinio e Unicerp
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.seminariodocafe.com.br

Fonte: Revista Cafeicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *