Qualidade é foco do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2011

Imprimir

A primeira etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2011 será realizada nesta quinta-feira (24 de março), a partir de 12h30min, no Parque de Exposições José Gonçalves Lage, em Santo Antônio do Amparo. Serão apresentadas as palestras "Mercado de Café", com Otto Vilas Boas (consultor em comercialização de café); "A Importância do Manejo Fitossanitário na Cultura do Café", com o consultor Marcos Felipe de Andrade Vilhena; e "Como Produzir Café de Qualidade", com Marcos Antônio Fabri Jr. (coordenador técnico da Emater-MG).

Na sexta-feira (25), a programação será no município de Boa Esperança, onde a partir de 9h Marcelo Felipe de Pádua (coordenador técnico estadual da Emater-MG) apresenta a palestra “Tendências e perspectivas para a cafeicultura”. A seguir, os participantes poderão assistir às palestras “Evolução dos Adubos Nitrogenados“, com a especialista Maria Taís Buzzo Gomes, e “Produção de Cafés de Qualidade”, com Leandro Carlos Paiva (professor do Instituto Federal de Machado).

O Circuito Mineiro de Cafeicultura tem como objetivo levar informações sobre boas práticas de cultivo, manejo, beneficiamento e comercialização aos cafeicultores. A descentralização do evento, realizado em várias etapas em vários municípios produtores, permite ampliar a abrangência da apresentação de novas tecnologias. Além das palestras, são realizadas visitas a estandes de empresas de tratores, máquinas e insumos utilizados na atividade cafeeira, onde os participantes têm acesso às últimas novidades do setor.

O Circuito é realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suas vinculadas Emater-MG, Epamig e IMA, além da Universidade Federal de Lavras, com apoio de prefeituras e outras instituições públicas e privadas ligadas ao setor cafeeiro.

CERTIFICAÇÃO

Neste ano, o aprimoramento da qualidade será um dos principais temas dos encontros. Na primeira etapa, nesta quinta-feira, em Santo Antônio do Amparo, serão entregues certificados do Programa Certifica Minas Café a cafeicultores da região.

Em 2010, o Certifica Minas Café, um programa estruturador do Governo do Estado, certificou 1.294 propriedades em várias regiões. O programa tem como objetivo garantir a produção de café de qualidade adequada às exigências do mercado internacional, promovendo melhor remuneração para os produtores e conquista de novos mercados.

As propriedades inscritas no Programa têm acompanhamento de técnicos da Emater-MG em cada etapa da produção, o que garante o rigor na aplicação das normas de certificação. Ao se candidatar à certificação, que tem reconhecimento internacional, o cafeicultor concorda em adequar os processos de produção às exigências do Certifica Minas Café, que envolve desde a legislação trabalhista, uso correto e controlado de agrotóxicos e rastreabilidade do produto final, o que significa identificação registrada de todo o café produzido.

Os produtores de café cadastrados no Certifica Minas recebem orientações gratuitas da Emater-MG para adequar as propriedades às normas de certificação. São cerca de 90 itens que devem ser obedecidos para se obter a aprovação. No final do processo, uma certificadora de reconhecimento internacional faz uma auditoria nas propriedades para aprovar as fazendas que seguiram corretamente os critérios estabelecidos

Mais informações sobre o Circuito Mineiro de Cafeicultura e o Programa de Certificação podem ser obtidas pelos telefones (35) 3821-0020 e (31) 3349-8149 ou pelo e-mail [email protected]

CIRCUITO MINEIRO DE CAFEICULTURA
(Etapas Sul de Minas)

Março
Dia 24 – Santo Antonio do Amparo
Dia 25 – Boa Esperança
Dia 31 – Lavras

Abril
Dia 06 – Andradas
Dia 07 – Paraguaçu
Dia 08 – São Sebastião do Paraíso
Dia 12 – Passos
Dia 27 – Coqueiral
Dia 14 – Nova Resende
Dia 28 – Santa Rita do Sapucaí

Maio
Dia 05 – Guaxupé
Dia 11 – Campestre
Dia 12 – Carmo de Minas
Dia 19 – Ibiraci
Dia 26 – Piumhi

Setembro
Dia 02 – Conceição de Aparecida
Dia 09 – Conceição do Rio Verde
Dia 15 – Machado
Dia 22 – Nepomuceno
Dia 29 – Poço Fundo

Outubro
Dia 05 – Ibituruna
Dia 06 – Campos Gerais
Dia 18 – São Gonçalo do Sapucaí
Dia 20 – Campo Belo
Dia 21 – Inconfidentes
Dia 27 – Varginha

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *