Próximas chuvas já dão condições de plantio para a região Sul e parte do MS; MT e GO precisam esperar um pouco mais

Imprimir
Confira a entrevista com Morgana Almeida – Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

LOGO nalogo

Neste final de semana as chuvas voltaram a aparecer no território brasileiro, criando uma tendência positiva para os produtores que estão no aguardo para iniciar o plantio da safra de verão. Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que a região central do Paraná recebeu chuvas de até 32mm com algumas ocorrências de granizo isoladas, embora estas tenham sido rápidas e pontuais.

Também receberam chuvas em menores volumes o norte do Rio Grande do Sul e o extremo sul do Mato Grosso do Sul. A tendência é que, ao longo da semana, essa chuva se espalhe mais um pouco na região Sul, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e Mato Grosso.

A partir de hoje (25), há a previsão de alguns temporais mais isolados, incluindo também o oeste de Santa Catarina e o extremo sul do Mato Grosso do Sul. Este fator ainda não é uma atuação de frente fria e, sim, da circulação do vento na atmosfera, que propicia a formação desses primeiros temporais.

Na quarta-feira (27), uma frente fria começa a se formar no Rio Grande do Sul, se deslocando na quinta-feira (28) e levando chuvas para o Centro-Sul, sudoeste do Mato Grosso, Goiás e Sudeste, mesmo que ainda de forma “espalhada” em algumas localidades. Posteriormente, estas chuvas devem voltar com maior regularidade. O leste do Mato Grosso ainda não tem chuvas previstas nos mapas de 25 de setembro a 02 de outubro.

Almeida, de acordo com os modelos e a observação da atmosfera, acredita que a condição está mais confortável para o plantio no Sul do país. Áreas como o Mato Grosso do Sul, o sudeste do Mato Grosso, Goiás e o Sudeste, em especialmente as lavouras de café no Sul de minas, também devem ser beneficiadas pelas próximas chuvas.

No Matopiba, região que, geralmente, recebe chuvas mais tarde, não há chuvas significativas previstas até o dia 11 de outubro.

Abaixo, veja imagens do Inmet com os acumulados de chuvas para os próximos 7 dias (25/09 a 02/10)

 

chuvas início plantio safra 2017/18

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta

Fonte: Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *