Provador da CAPEBE participa do Júri Nacional do Cup of Excellence 2013

Imprimir

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) divulgou no dia 4 de setembro, a relação dos profissionais de prova e classificação que fazem parte do Júri Nacional do 14º Cup of Excellence – Early Harvest – Brasil 2013. O concurso tem por objetivo eleger o melhor café arábica produzido por via úmida (cereja descascado ou despolpado) nesta safra. A organização é feita pela BSCA, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Gilmar Reis Cabral, um dos provadores do Depto. de Classificação de Café da CAPEBE foi aprovado no teste de seleção realizado na BSCA, em Varginha (MG). A prova foi aplicada por Silvio Leite, presidente da Agricoffee, empresa especializada em qualidade de cafés, e consultor da ACE, ONG responsável pela metodologia e pelos trabalhos internacionais do concurso Cup of Excellence nos 10 países produtores onde é realizado (Brasil, Burundi, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Ruanda). O desempenho de todos os candidatos foram encaminhados para a avaliação de Paul Songer, chefe do controle de qualidade do Cup e um dos membros fundadores da ACE, responsável pela definição dos aprovados.

Dentre os 35 inscritos, 13 formam a comissão julgadora: Christian Sarrassini Pontes (SMC – Comercial e Exportadora de Café), Douglas Cal Martins (BSCA), Elder Moscardini (Café Moscardini), Elias Generoso (3 Irmãos Corretora de Café), Gilmar Reis Cabral (CAPEBE), João Jarduli (Atlântica Coffee), Julio Aparecido da Silva Ferreira (Mogiana Assessoria em Cafés Especiais), Junior Pereira (Internacional Armazéns Gerais), Lucas Emanuel de Araújo (Cocarive), Luciana Sturba (Grenat Cafés Especiais), Luiz Paixão (Matas de Minas Specialty Coffees), Ueliton Valdir dos Santos (Cafebras) e Wellington Pereira (Cocarive).

PRÉ-SELEÇÃO NA SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ

Desde o dia 8 de setembro, os 13 juízes iniciaram os serviços de pré-seleção dos lotes inscritos no concurso, fase que se estendeu até o dia 12, sendo realizada em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Internacional do Café. Considerada como um dos principais eventos da cafeicultura mundial, a Semana abrangeu a rodada de reuniões do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC), as festividades do cinquentenário da entidade e o 8º Espaço Café Brasil, feira internacional que a BSCA realiza em parceria com a Café Editora.
Os mesmos profissionais serão os responsáveis pela avaliação das amostras dos cafés classificados para a fase nacional, prevista para a semana de 30 de setembro a 4 de outubro, na sede da BSCA, em Varginha.

O 14º Cup of Excellence – Early Harvest – Brasil 2013 é realizado em três etapas. Na pré-seleção, é feita a triagem das amostras recebidas, a fim de eliminar grandes defeitos físicos e sensoriais. Na fase nacional, acontece a análise de um segundo exemplar retirado pela organização do concurso dos lotes que passaram pela triagem, e a seleção daqueles cafés com nota mínima de 85 pontos, em uma escala de 0 a 100, cuja avaliação é feita considerando tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida. Na fase internacional, os juízes – incluindo os dois melhores brasileiros – vindos da América do Norte, Ásia e Europa avaliarão os cafés selecionados na fase nacional, dos quais os que novamente receberem notas superiores a 85 pontos vão ao concorrido leilão via internet.

A edição 2013 do Cup of Excellence Early Harvest é patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam), da CarmoCoffees, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).

SERVIÇO
14º Cup of Excellence – Early Harvest – Brasil 2013
Até 03/09/2013: recebimento das amostras de cafés despolpados ou CD.
08 a 12/09/2013: pré-seleção dos lotes enviados, em Belo Horizonte (MG).
30/09 a 04/10/2013: fase nacional, em Varginha (MG).
07 a 11/10/2013: fase internacional e cerimônia de premiação (11/10),
em Carmo de Minas (MG).
27/11/2013: leilão dos lotes de cafés vencedores.
27/01/2014: pagamento dos cafés comercializados no leilão.
Mais informações: (35) 3212-4705 / 3212-6302 / info@bsca.com.br

As informações são da BSCA e CafePoint, adaptação CAPEBE.

GILMAR CONQUISTA A TERCEIRA COLOCAÇÃO NO 6º CAMPEONATO BRASILEIRO DE CUP TASTERS

O provador de café da CAPEBE, Gilmar Reis Cabral, participou também do 6º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, realizado pela Associação Brasileira de Café e Barista em Belo Horizonte na Semana Internacional do Café.

A competição foi destinada aos provadores e classificadores profissionais que passaram por uma complexa prova de avaliação sensorial do café. A prova foi realizada em testes triangulares: de três xícaras, duas traziam o mesmo café, e o competidor precisou identificar a xícara com o café diferente em menos tempo, onde o profissional Gilmar obteve uma excelente pontuação alcançando o terceiro lugar na competição.

Fonte: Capebe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *