Pronaf garante seguro a agricultores que tiveram danos com chuva

Imprimir

A chuva que atingiu o Sul de Minas nos últimos dias causou prejuízos a produtores da região. No entanto, o agricultor que financiou a plantação pelo Programa Nacional de Desenvolvimento da Lavoura (Pronaf) tem direito ao Seguro da Lavoura.

O Pronaf é um programa do governo para o desenvolvimento da agricultura familiar para produtores com renda bruta anual de até R$ 160 mil. Para acionar o seguro, o agricultor precisa pedir para um técnico da Emater visitar a lavoura e avaliar os danos.

“O produtor entra em contato com o agente financeiro e solicita uma visita da Emater na propriedade para constatar o prejuízo que ele teve na lavoura. O laudo da Emater é encaminhado ao agente financeiro e o agricultor será ressarcido dos danos”, explica o coordenador técnico da Emater de Pouso Alegre (MG), Edmundo Modesto de Melo.

o último domingo (20), uma forte chuva com vento e granizo atingiu os municípios de Poço Fundo e Carvalhópolis (MG) e causou vários estragos, principalmente na zona rural. Cerca de 100 agricultores de uma cooperativa tiveram as lavouras atingidas. Alguns produtores tiveram prejuízos de cerca de R$ 100 mil.

De acordo com Melo, para culturas como o café, é necessário que o produtor peça uma vistoria prévia na lavoura. O trabalho feito pela Emater também comprova a qualidade da lavoura. Sem esse laudo,o banco pode deixar de pagar o seguro.

Em Carvalhópolis, 15 propriedades foram atingidas pela chuva (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *