Promessa de liquidez sustenta otimismo e Ibovespa sobe

Imprimir

Diante do bom resultado da teleconferência entre os representantes dos governos da Alemanha, da França e da Grécia – ontem (14) – a quinta-feira já começou com os investidores otimistas. Neste sentido, o anúncio do Banco Central Europeu (BCE), de que cinco grandes bancos centrais do mundo farão ofertas para oferecer liquidez em dólar, até o final do ano, garantiu o movimento positivo do dia. Ao fim dos negócios, o Ibovespa registrou valorização de 0,17%, aos 56.381 pontos. O giro financeiro da bolsa terminou em R$ 5,383 bilhões.

‘A crise, em 2008, foi ocasionada por falta de liquidez nos mercados. Essa decisão do BCE e dos bancos dos Estados Unidos, Inglaterra, Suíça e Japão, mostra preocupação em evitar novas crises. Isso é muito bem recebido pelo mercado, é uma ação de precaução’, avaliou Roberto Alem, economista da M2 Investimentos.

‘O mercado já vinha em um dia bom. A conversa, ontem, entre o presidente da França, Nicolas Sarkozy, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro grego, George Papandreou, disseminou alívio. Na reunião, ficou garantido que a Grécia tem apoio para seguir na zona do euro e que o país está determinado a cumprir com suas obrigações financeiras’, completou o economista.

Por outro lado, Alem acrescentou que a volatilidade deverá seguir marcando as próximas sessões. ‘Essa decisão dos bancos, para aumentar a liquidez, é uma medida concreta contra novas crises. Mesmo assim, não é suficiente para inverter a tendência baixista do mercado. Até porque é uma ação de resultado temporário’, afirmou. ‘Tanto não é uma medida de muita força, que os mercados avançaram hoje, mas o volume financeiro ficou bastante baixo’, acrescentou.

A agenda do dia ficou em segundo plano. Dentre os destaques da sessão, dados norte-americanos vieram em direção oposta. As condições da atividade manufatureira de Nova York pioraram em setembro deste ano. O indicador saiu de -7,72 em agosto para -8,82 neste mês. As expectativas dos analistas eram de -4,00.

E os novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos avançaram 11 mil na semana encerrada dia 10 de setembro de 2011, já com ajustes sazonais. O número de solicitações somou 428 mil pedidos. O resultado também veio pior do que o previsto.

Por outro lado, a produção industrial norte-americana avançou 0,2% em agosto de 2011, na comparação com o mês anterior. Era estimada estabilidade do dado.

As ações preferenciais da Vale puxaram o movimento positivo. Ao fim dos negócios, a blue chip valorizou 1,47%. Para a Petrobras o movimento foi mais modesto, as ações preferenciais da petrolífera encerraram em alta de 0,15%.

MMX Mineração (ON) e Itaú Unibanco (PN) terminaram entre as maiores altas do dia, com acréscimo de 2,21% e 2,16%, respectivamente. Por sua vez, os papéis ordinários do Marfrig e da Natura finalizaram entre as maiores baixas, com retração de 5,38% e 4,30%.

Fonte: InvestNews

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *