Projeto Semana do Café do CCCMG é apresentado ao prefeito de Varginha

Imprimir

O prefeito de Varginha, Antônio Silva (PTB), recebeu em seu gabinete representes do Centro do Comércio do Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG, da Associação Comercial – Aciv, do Sindicato do Comércio Varejista – Sindvar, do Sebrae e da sociedade civil, oportunidade em que lhe foi apresentado o projeto da inclusão no calendário de eventos da cidade, da Semana do Café, envolvendo diversos segmentos do comercio, indústria e serviços, como forma de resgatar para a cidade, o título de Capital do Café.

O projeto, idealizado pelo presidente do CCCMG, Archimedes Coli Neto, visa contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico do município, projetando Varginha no cenário nacional e retomando sua vocação (referência no Café) em todo o nosso território.

O objetivo da iniciativa é fazer com que Varginha seja referência absoluta do café no Brasil, atraindo especialistas, produtores, importadores, comerciantes, baristas, turistas de todo o país apaixonados pelo café, e principalmente consumidores.

Explorando o potencial que a cidade e a região têm para o café, os organizadores do evento esperam promover ainda mais a cidade no território nacional e internacional; fortalecer o comércio da cidade trazendo consumidores de outras localidades; e trazer novos investimentos ligados ao produto.

Dentre as justificativas para o projeto pesam o fato de ser Varginha a maior praça de comercialização de café do país; ter representação de todas as exportadoras; ser a cidade que conta co, mais Armazéns Gerais; e ,das quatro praças do produto (Manhuaçu, Santos e Patrocínio), ser a maior.

Além disso, a microrregião de Varginha, que compreende 16 municípios, é onde mais se produz café no Brasil. Minas Gerais representou em 2015, 51,6% da produção nacional.

Ao receber a comitiva o Prefeito Antônio Silva elogiou o projeto e a iniciativa de buscarem alternativas com a finalidade de fomentar a cultura do café, promovendo a cidade e atraindo o desenvolvimento. “Em momento de crise como o que atravessamos no país, em nosso Estado e na nossa cidade, precisamos exatamente disso, de ideias criativas, que venham se somar às ações do dia-a-dia. Como Prefeito, só tenho de cumprimentar a todos por este importante projeto, sendo parceiro, e solidarizando-me com a iniciativa, que certamente será um sucesso e colocará Varginha em posição de destaque nacional, resgatando o titulo de Princesa do Sul de Minas”, disse o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *