Projeto colombiano Spirit of Peace Ex Combatents conquista o “Best of the Best“ do 4° Prêmio Internacional Ernesto Illy

Imprimir
A illycaffè, líder global em café sustentável de alta qualidade, anunciou que o projeto colombiano ‘Spirit of Peace Ex Combatents’ – Asacafè (representado por Carlos Arturo López Guarnizo e Oscar Rodrigo Campo Hurtado) ganhou o prêmio máximo, ou seja, o“Best of the Best” no 4° Prêmio Internacional Ernesto Illy, ocorrido ontem à noite em Nova York. Um júri independente de 9 grandes conhecedores internacionais de café e gastronomia se reuniu no dia 15 de outubro para séries de degustações de cafés às cegas, extraídos separadamente de colheitas de 9 países diferentes, para cuidadosamente determinarem o melhor grão da safra 2018-2019.

27 seletos produtores representantes dos 9 países, incluindo neste ano Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda, foram reconhecidos e celebrados em Nova York por sua qualidade sustentável. Cada lote, antes de ser examinado pelo júri independente, foi analisado intensivamente no Laboratório de Qualidade da illy e então julgado por complexidade/riqueza aromática, equilíbrio/elegância e corpo/intensidade aromática. As colocações dos produtores brasileiros, vencedores do 28° Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, foram: 1° lugar para Carlos Alberto Coutinho, da região Centro-Oeste, seguido por José Pedro Marques de Araújo, das Matas de Minas, e Elmiro Alves do Nascimento, do Cerrado Mineiro.

“É uma honra e um prazer reconhecer a Colômbia, ‘Spirit of Peace’ e Asacafè por essa conquista, assim como aplaudir todos os nossos finalistas que se concentraram em produzir o café de mais alta qualidade por meio de métodos sustentáveis”, disse Andrea Illy, Presidente da illycaffè. “Este prêmio celebra e honra o projeto Spirit of Peace, que nós apoiamos desde o princípio, com o objetivo de dar uma oportunidade à comunidade cafeeira rural colombiana para se tornar o motor de uma grande transformação, por meio da reintegração econômica de ex-combatentes e suas vítimas na região de Cauca.”

projeto colombiano illy 02

Um prêmio em separado, o “Coffee Lover’s Choice”, foi dado para a Ngamba Coffee Washing Station, de Ruanda, representada por Celine Niwemugeni, pelo segundo ano consecutivo. Em 2018, a entidade africana ganhou também o Best of the Best, na 3ª edição do concurso internacional.

O Prêmio Internacional Ernesto Illy, que leva o nome do líder visionário da segunda geração da illycaffè, celebra o trabalho da companhia de mãos dadas com produtores por cerca de 30 anos para oferecer ao mundo o melhor café produzido de modo sustentável, assim como seu compromisso para melhorar o bem-estar dos produtores de café. Os melhores produtores presentes na premiação também participaram de um seminário especializado em café, conduzido por Andrea Illy e representantes da Organização Internacional do Café (OIC) na Organização das Nações Unidas (ONU), também em Nova York, abordando tópicos como melhores práticas agronômicas, adaptação e mitigação das mudanças climáticas, e sustentabilidade em longo prazo para o setor cafeeiro.

O júri, com especialistas internacionais que assumiram a tarefa de escolher o grão Best of the Best, foi composto neste ano por:

  • Matthew Accarrino: Chef nacionalmente reconhecido pelo estilo culinário único, derivado da herança italiana, da experiência pessoal e do treinamento clássico. Foi nomeado “2010 Rising Star” (Star Chefs), semifinalista do “Best Chef: West” da James Beard Foundation por 4 anos consecutivos, e “People’s Best Chef California” em 2013 e “Best New Chef” em 2014 pela revista Food & Wine;
  • Jaquelin Adriana Mednilla de Águila: Avaliadora Q-Grader e barista da Escola de Café da Anacafe, da Guatemala;
  • Victor Cadenas: Avaliador Q-Grader e torrador profissional de café na Costa Rica, torrando para o Cup of Excellence por 5 anos. Avalia materiais e variedades genéticas para ICafe, Catie, World Coffee Research e outras entidades;
  • Berhanu Gezahegn: Diretor do Coffee Quality Inspection e Certification Center (CQICC) do Ministério da Agricultura (MoANR) na Etiópia. Previamente, atuou como diretor para treinamento e serviços de consultoria;
  • Anthony Giglio: Escritor, educador e narrador de histórias focadas em vinho e outras bebidas alcoólicas. Escreve a coluna semanal Wine Wise Guy para a Food & Wine, é o repórter especializado em vinho da CBS News Radio e contribui para Departures, Esquire e outros grandes meios de comunicação. Adicionalmente, atua como Diretor de Vinho para The Centurion Lounge no aeroporto de LaGuardia;
  • Maria Loi: Embaixadora da comida grega, autora e especialista em estilo de vida saudável. Chef popular na TV na Grécia e autora de mais de 36 livros de culinária e 150 edições de revistas. Foi reconhecida como Embaixadora Global da Gastronomia Grega pelo Chef’s Club da Grécia e desde então ganhou o rótulo de líder norte-americana na autêntica cozinha grega;
  • Sunalini Menon: É a primeira profissional feminina no campo da degustação de café da Ásia, também conhecido como coffee cupping. Foi chamada de “A Primeira Dama do Café da Ásia”. Antes, foi Diretora de Controle de Qualidade do Coffee Board da Índia, e fundadora da sua própria empresa, a Coffee Labs, em Bangalore;
  • Spencer Turer: Diretor de Operações de Café na Coffee Enterprises. Dedicou sua carreira à criação da qualidade do café e se tornou pioneiro na certificação de torra. É também escritor e editor técnico da ROAST Magazine e do Tea & Coffee Trade Journal;
  • Francesco Apreda: Renomado chef italiano e recebedor de uma estrela Michelin, com status de world-class chef. Seu talento está na habilidade para recriar a cozinha italiana moderna cheia de sabores, transformando-os em pratos incríveis para uma inigualável experiência sensorial de alimentação.

O prêmio “Coffee Lover’s Choice”, apresentado pelo CEO da illycaffè Massimiliano Pogliani, foi determinado por um júri exigente por conta própria: mais de 1.000 consumidores de cafeterias illy em Londres, Milão, Paris, Xangai e São Francisco.

“O Prêmio Internacional Ernesto Illy começa com o blend illy único, desenvolvido de forma consistente ano após ano, que nos fornece um profundo conhecimento das origens do café. Então combinamos a expertise com nosso modelo de fornecimento direto, trabalhando de mãos dadas com os cafeicultores para produzir os grãos Arábica da mais alta qualidade de forma sustentável”, declarou Massimiliano Pogliani. “Os amantes e conhecedores de café mundo afora estão se tornando mais e mais interessados em aprender e entender não apenas sobre o perfil aromático e de sabor típico de um terroir específico – muito similarmente ao que acontece no universo do vinho -, mas também como os seus cafés são produzidos e quem os produz. Esse é o verdadeiro significado desse Prêmio, que quer encurtar a distância e unir produtores e consumidores”.

Pioneirismo no fornecimento direto

O Prêmio Internacional Ernesto Illy é originário de um programa que a illy estabeleceu há 28 anos no Brasil, inicialmente chamado Prêmio de Qualidade do Cafè para Espresso, que conduziu a transformação da illy para uma empresa que hoje compra aproximadamente 100% de seus grãos de café diretamente dos produtores capazes de atender aos seus exigentes padrões de qualidade, com um prêmio garantido sobre os preços de mercado de 30% em média. Hoje denominado Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, o concurso brasileiro já distribuiu mais de R$ 5,6 milhões a cerca de 1.500 produtores, consolidando-se como um marco na cafeicultura brasileira para a produção de qualidade sustentável.

Atualmente, a illy figura entre uma das maiores compradoras de café Arabica de alta qualidade diretamente dos produtores, em um cenário em que muitos cafés continuam a ser comprados nos mercados de commodities, o que não garante qualidade consistente nem um rendimento digno para as partes interessadas mais importantes da cadeia de café: suas 25 milhões de famílias de produtores.

Fonte: illycaffè via Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *