Programação técnica da Expocafé 2018 vai destacar cultivares e controle de pragas

Imprimir
Faltando duas semanas para a abertura da Expocafé 2018 ao público, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) prepara programação do evento. A feira, que acontece entre os dias 16 e 18 de maio, em Três Pontas, vai reunir cerca de 160 expositores e deve contar com um superior a 12 mil participantes.

Durante os três dias de feira vão acontecer, no estande da Epamig, plantões técnicos sobre tema inerentes à cafeicultura. No dia 16 (quarta-feira), a pesquisadora Vânia Aparecida Silva falará sobre pesquisas para o desenvolvimento de cultivares de café tolerantes à seca. Pragas e doenças do cafeeiro será o tema abordado pelos pesquisadores Júlio César de Souza, Vicente Carvalho e Rogério Silva no dia 17 de maio. Na sexta feira (18), os pesquisadores César Botelho e Gladyston Carvalho falarão sobre Cultivares de café, orientando sobre escolhas e características.

Nos dias 16 e 17 de maio, no Parque Cafeeiro do Campo Experimental da Epamig serão realizadas as dinâmicas de máquinas. Oportunidade para os cafeicultores obterem dicas técnicas de pesquisadores e extensionistas e de conhecerem na prática o funcionamento de equipamentos para a lavoura cafeeira, demonstrados pelos próprios fabricantes e/ou fornecedores. Durante a dinâmica serão destacados o processamento da água e secagem do café e cultivares de café: importância da resistência a doenças.

O coordenador técnico da Expocafé, César Botelho, destaca que cada vez mais, os expositores têm apresentado novidades que facilitam o trabalho no campo, como maquinários mais leves que não degradam o solo e ferramentas úteis para a colheita e para a pós-colheita. “A Expocafé é muito importante para a região, pois, é a oportunidade de os produtores conhecerem as novidades do setor, adquirir conhecimentos sobre o trato e qualidade do café e saber sobre novas tecnologias voltadas para o cafezal” completo Cesar.

Simpósio

O 9º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, abre a programação técnica da Expocafé no dia 15 de maio. O evento, que é voltado para participantes previamente inscritos, tem como tema “Manejo mecanizado e colheita seletiva visando à qualidade do café.”

A cafeicultora e presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmen Lúcia Chaves de Brito, avalia que a qualidade do café não diz respeito apenas a um cenário econômico. “A Expocafé tornou-se o reflexo da pujança, do desenvolvimento tecnológico e da força da cafeicultura brasileira. Sendo assim, torna-se preponderante, trazer para seu foco de discussões, temas de significativa importância para o cenário da cafeicultura contemporânea como a qualidade dos cafés do Brasil” completa.

As inscrições para o 9º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira podem ser feitas pelo site até o dia 10/05 ou no dia e local do evento. Os valores variam de R$ 50 para estudantes (com apresentação da carteira) e R$ 100 para os demais. Clique aqui para programação completa.

Serviço:
9º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Dia: 15 de maio
Hora: 8h às 18h

Expocafé 2018
Dia: 16 a 18 de maio
Hora: 8h às 18h
Local: Campo Experimental da Epamig de Três Pontas
Rodovia Três Pontas/Santana da Vargem, km 06 – Zona Rural – MG
Entrada gratuita
Informações: www.expocafe.com.br

Fonte: SEAPA – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *