Programa Café Seguro forma multiplicadores

Imprimir

Como parte das ações do Programa Café Seguro, instituições públicas e privadas ligadas ao café estão realizando, em diversas regiões brasileiras, palestras de conscientização e orientação para produtores sobre o uso correto dos defensivos agrícolas.

Até o momento, cinco palestras foram ministradas, atingindo cerca de 1.500 pessoas nos municípios de Guaxupé, Monte Carmelo, Franca, Manhuaçu e Araguari. Com a realização dessas apresentações, o programa já conseguiu formar multiplicadores nas regiões do Cerrado Mineiro, Sul e Zona da Mata de Minas, atingindo cerca de 50% da produção brasileira e de 70% da produção de café de exportação.

Para a realização das palestras estão sendo aproveitados eventos tradicionais realizados nas regiões cafeeiras que normalmente recebem muitos cafeicultores. A próxima palestra será ministrada no dia sete de abril em Santo Antonio do Amparo, no Circuito Sul Mineiro de Cafeicultura, pelo pesquisador da Embrapa Café/Fundação Procafé Carlos Henrique Carvalho.

O objetivo das palestras é repassar aos produtores as informações relativas aos agrotóxicos usados no café e os Limites Máximos de Resíduos (LMR) utilizados nos países importadores do produto brasileiro. Além disso, os palestrantes mostram aos produtores a importância de se utilizar as boas práticas agrícolas na cafeicultura de forma a assegurar uma produção segura e saudável, livre de contaminantes.

O Programa Café Seguro reúne um Grupo de Trabalho formado por representantes de instituições ligadas ao setor cafeeiro, como governo (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Embrapa Café), produção (CNA, CNC, cooperativas), empresas fabricantes de defensivos agrícolas (Sindag) e com a coordenação e apoio do setor exportador, por meio do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Fenicafé 2010

Na Feira de Agricultura Irrigada (Fenicafé 2010), evento realizado durante esta semana, em Araguari, MG, a palestra foi ministrada, durante o XII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, pelo professor da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Faculdade Associadas de Uberaba (Fazu), André Luis Teixeira Fernandes, coordenador do Núcleo de Cafeicultura Irrigada do Consórcio Pesquisa Café.

A Fenicafé 2010 contou com as presenças do diretor executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, do diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lucas Tadeu Ferreira, do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli e da gerente adjunta técnica da Embrapa Café, Mirian Eira. O evento foi realizado pela Associação de Cafeicultores de Araguari (ACA) e teve o apoio do Consórcio Pesquisa Café, da Embrapa Café e da Prefeitura de Araguari. 

* Jurema Iara Campos 

Fonte: Embrapa Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *