Professor da London Business School visita Coopercam em Campos Gerais

Imprimir
A Coopercam recebeu a visita do professor Rajesh Chandy, da London Business School, a faculdade de administração mais prestigiada do continente europeu. Rajesh Chandy é uma das maiores autoridades internacionais em treinamento para pequenos agricultores em mercados emergentes.

O professor é orientador de um estudo internacional realizado pelos brasileiros Ariovaldo Alberto da Silva Júnior, médico neurologista de São Paulo, juntamente com o engenheiro agrônomo Rafael Alberto S. e Silva. O objetivo do estudo é entender como novas formas de ensinar podem ser mais efetivas em ajudar o pequeno cafeicultor a obter a certificação em sustentabilidade, selo exigido para entrar em mercados de outros países.

De acordo com Ariovaldo, a Coopercam foi escolhida por ser considerada uma das cooperativas mais estruturadas e organizadas do Brasil e por realizar com seus cooperados, sobretudo com os pequenos produtores, um projeto de certificação com muita eficiência. Trata-se do Programa Nucoffee Sustentia, realizado pela Syngenta, que, através da tecnologia e capacitação, ajuda os produtores de café a adotarem práticas mais sustentáveis.

Professor Rajesh Chandy: autoridade internacional em pequenos agricultores. (Foto: Divulgação/Coopercam)
Professor Rajesh Chandy: autoridade internacional em pequenos agricultores. (Foto: Divulgação/Coopercam)

“Tem sido feito um experimento na Coopercam no intuito de comparar o novo método de aprendizado, chamado Synapse PBL, com o ensino tradicional conhecido como Dia de Campo. O que se espera com esse experimento é avaliar se um é superior ao outro em ensinar aos pequenos cafeicultores as boas práticas agrícolas necessárias para se obter a certificação”, explica Ariovaldo.

O tradicional Dia de Campo é um velho conhecido de todos na cadeia do agronegócio. Já o Synapse PBL é uma nova metodologia de ensino, criada pelo neurologista com base em um método europeu, o Problem Basead Learning (PBL). O Método Synapse-PBL promove a discussão de um problema em pequenos grupos liderados por um moderador. A ideia é promover a interação entre os pares, uma forma de aprendizagem interpessoal.

O professor Rajesh Chandy ficou impressionado com a qualidade de vida dos cooperados atendidos pela Coopercam. Ariovaldo completa: “a visão da escola que ele representa, que é a London Business School, é que o mundo precisa encontrar maneiras diferentes de fazer negócios que valorizem a vida das pessoas. E o grupo acredita que esse estudo vai ser algo que irá ajudar pequenos produtores do mundo rural a encontrar maneiras diferentes de aprender e, por conta disso, se manter sustentável no mercado, principalmente pela preocupação que todos têm em manter a próxima geração no campo”.

O Método Synapse-PBL ainda está em estudo e será implantado no primeiro semestre de 2017, e conta com as parcerias da Syngenta e de outras empresas.

Fonte: Sakey Comunicação (Por Eliana Sonja)

 

One thought on “Professor da London Business School visita Coopercam em Campos Gerais

  • 09/11/2016 at 1:13 pm
    Permalink

    Parabéns a todos pelo excelente serviço prestado à região.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *