Produtores de Matas de Minas e Espírito Santo vencem a 4ª edição do Concurso NossoCafé

Imprimir
Ganhadores foram selecionados entre os mais de 230 inscritos na edição 2020. Ambos foram reconhecidos como os melhores no mercado de cafés especiais e terão seus lotes adquiridos pela Yara por um valor superior ao praticado
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anunciou no último dia 19 os vencedores da 4ª edição do Concurso NossoCafé. Os vencedores foram Edmar Busato, de Marechal Floriano (ES), eleito na categoria Café Cereja Descascado, e Simone Aparecida Dias Sampaio Silva, de Matas de Minas (MG), na categoria Café Natural. Com o objetivo de reconhecer os melhores cafés da espécie arábica da safra 2020 e incentivar o mercado de grãos especiais no Brasil, o prêmio avaliou 233 produtores inscritos, que utilizaram o Programa Nutricional da Yara da linha YaraMila, YaraVita e YaraLiva no período de 01/06/2019 a 31/05/2020.

De acordo com especialista agronômico Sênior e Líder na Cultura Café Arábica na Yara Brasil, Kaio Dias, os vencedores terão seus lotes adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado e o nome e dados de suas propriedades estampados nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela companhia. Além disso, os vencedores de cada uma das categorias irão para a Specialty Coffee Expo 2021, em New Orleans (EUA), com todas as despesas pagas.

O cultivo e a produção de cafés especiais vêm aumentando significativamente nos últimos anos e o cafeicultor brasileiro está se preparando para essa mudança, dando maior atenção ao manejo, à produção e ao negócio de uma forma diferenciada. Um levantamento divulgado em setembro pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ) revela que o Brasil exportou 5,1 milhões de sacas de 60kg, no período de janeiro a setembro de 2020, sendo o segundo maior volume de cafés diferenciados embarcados no período nos últimos cinco anos.

Esse volume representou 16,8% do total exportado dos cafés do Brasil no ano, gerando uma receita cambial de US$ 834,6 milhões, o equivalente a 21,6% de toda a receita cambial gerada com as exportações brasileiras de café no corrente ano civil. “A necessidade de muitas pessoas almejarem um novo café faz o cafeicultor brasileiro ter um cuidado ainda maior com a lavoura. Para isso, é vital que contem com produtos inovadores”, explica Kaio. “A nutrição equilibrada é o primeiro passo para produzir grãos com qualidade superior, garantir alta produtividade ao cafeicultor e proporcionar uma melhor experiência ao consumidor final”, complementa.

A quarta edição do Concurso NossoCafé reuniu 273 amostras de todo o Brasil, sendo: 190 na categoria Café Natural e 83 na categoria Café Descascado. “O Concurso NossoCafé tem tido um aumento expressivo no número de inscritos e recebimento de amostras, somente nesse ano tivemos um crescimento de 66% em comparação a 2019. Isso só ressalta o propósito da Yara, que é o de premiar os produtores que fazem a diferença no segmento, além estimular a produção do café especial no Brasil”, finaliza Kaio.

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Fonte: CDI Comunicação