Produtora do Cerrado Mineiro ganha 25º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso

Imprimir

Vem da Fazenda Terra Alta, da cidade de Ibiá (MG), o melhor café arábica da safra 2015/16, segundo o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso. A campeã nacional da 25ª edição é Juliana Tytko Armelin, produtora do Cerrado Mineiro, em seu primeiro ano de fornecimento para a illycaffè. A região, que inclui municípios do Triângulo Mineiro, não obtinha o prêmio máximo do concurso desde 2009.

Juliana recebeu R$ 70 mil e um troféu da diretoria da illycaffè, liderada pelo CEO Andrea Illy, em cerimônia realizada hoje, no Teatro Cetip, na capital paulista. Completaram o pódio nacional Laerte Pelosini Filho, cafeicultor de São Paulo, em 2º lugar, e a produtora Leda Terezinha Castellani Pereira Lima, do Sul de Minas, em 3º. O 24º Prêmio havia consagrado um produtor paulista, Norival Favaro.

Também foram premiados os campeões regionais de 9 categorias (conforme tabela abaixo), o fornecedor do ano, Décio Bruxel (Cerrado Mineiro), e o melhor classificador – Luiz Evandro Ribeiro, do Sul de Minas, vinculado à Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé). Ao todo, a illycaffè ofereceu mais de R$ 220 mil em premiações. A campeã nacional representará o Brasil no 1º Prêmio Internacional Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, ainda este ano, em Nova York (Estados Unidos).

Região – Vencedor(a) – Estado
Centro-Oeste – Gelci Zancanaro – DF
Cerrado Mineiro – Juliana Armelin – MG
Chapada de Minas – Eduardo Yamaguchi – MG
Matas de Minas – Raimundo Dimas – MG
Norte/Nordeste – Glauber de Castro – BA
Rio de Janeiro – Francisco de Salles – RJ
São Paulo – Laerte Pelosini Filho – SP
Sul – Orlando von der Osten – PR
Sul de Minas – Leda T. C. P. Lima – MG

A edição especial de "Bodas de Prata" do Prêmio Ernesto Illy foi marcada por homenagens aos que contribuíram para a parceria da illycaffè com a cafeicultura nacional, profundamente impactada pela iniciativa de valorizar ano a ano os produtores de qualidade, há um quarto de século. Após a cerimônia, foi servido um blend de café exclusivo com amostras dos 40 finalistas da premiação.

Website: http://www.illy.com/

Fonte: Dino

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *