Robusta Amazônico, da aldeia para as mesas brasileiras

Imprimir

Cafeicultores indígenas de Rondônia estão produzindo Robustas Amazônicos especiais e sustentáveis que devem chegar em breve às mesas dos brasileiros. Este produto é resultado de uma ação de desenvolvimento social, que vai além da relação comercial e se baseia em um modelo de produção sustentável. Este é o assunto da live que será realizada pela Embrapa, em parceria com o Grupo 3corações, no dia 13/11, às 19 horas, no horário de Brasília, no canal da Embrapa no Youtube (www.youtube.com/embrapa).

Participam deste bate-papo Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações, a maior empresa de cafés especiais do Brasil; Adriana Martin, diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa; Diná Suruí, cafeicultora indígena; Silvio Leite, especialista e consultor em processamento e análise sensorial de cafés especiais, considerado uma referência no assunto, no Brasil e no mundo; Leo Moço, diretor do Grupo Café do Moço e tetracampeão brasileiro de barismo; Patrícia Carvalho, gerente de Projetos Especiais da 3corações e Enrique Alves, pesquisador da Embrapa Rondônia que atua com foco em colheita, pós-colheita e qualidade do café. A moderação será de Renata Silva, jornalista da Embrapa Rondônia.

As ações voltadas para a produção de cafés especiais por indígenas de Rondônia tiveram início em 2018, por meio de projeto de transferência de tecnologias da Embrapa com três famílias produtoras de café na Terra Indígena Rio Branco, em Alta Floresta d’Oeste. Este trabalho teve parceria da Secretaria de Agricultura do Município e apoio da Fundação Nacional do Índio – Funai. Neste mesmo ano, o indígena Valdir Aruá conquistou o 2° lugar no Concurso de Qualidade do Café de Rondônia – Concafé e representou a cafeicultura do estado no estande de Rondônia na Semana Internacional do Café, maior evento do setor do País, que ocorre anualmente em Belo Horizonte.

Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa Rondônia,  do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.

Conheça também o Portfólio de tecnologias do Consórcio pelo link http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637 e também acesse todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura.

Live Tribos

Fonte: Embrapa