Produção de robusta do Vietnã deve cair com falta de chuva, diz associação

Imprimir

A produção de café do Vietnã, maior produtor mundial da variedade robusta, deverá ser significativamente menor do que a safra passada devido ao clima frio e seco, disse a Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa).

Em comunicado, a associação afirmou que o tempo seco está sendo severo na principal região produtora do País, no planalto central, onde não chove desde novembro. Ainda conforme a Vicofa, 40% da área na região está sujeita a escassez de água.

Mas uma seca no Brasil, maior produtor e exportador mundial de arábica, elevou a demanda por robusta, variedade mais barata usada por torrefadoras em blends. O resultado foi uma valorização nos preços do robusta em mais de 20% neste ano.

Abah Ofon, analista de commodities do Standard Chartered PLC em Cingapura, disse que a grande questão do café neste ano será o clima no Vietnã. "Se a produção de robusta diminuir, isso vai contribuir para um ambiente altista para preços em todo o mercado de café".

A oferta de café robusta já foi ajustada neste ano, isso porque produtores seguraram estoques devido aos preços baixos para o produto no mercado físico, estratégia que se mantém em um cenário de novas valorizações.

Trang Quang Thanh, deputado e diretor de agricultura e desenvolvimento rural do departamento de Dak Lak, maior região produtora dentro do planalto central, está mais otimista quanto a safra de sua região. Ele disse que produtores locais têm sistemas de irrigação. "Mas se a temporada seca for maior do que o usual, o nível de água no subsolo ficará muito baixo, então teremos um problema", ele acrescentou.

Fonte: Agência Estado via Globo Rural Online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *