Produção de mudas clonais de café é tema de livro lançado pela Embrapa

Imprimir
“Mudas clonais de café – Produção por meio de embriogênese somática”, de autoria do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia João Batista Teixeira, engenheiro agrônomo e doutor em Biologia de Plantas, acaba de ser publicado e está disponível na Livraria Embrapa em formato e-book e também impresso. A obra apresenta um protocolo básico de clonagem de café em laboratório, detalhando uma metodologia de produção de mudas clonais pronta para ser usada, mas ainda em escala piloto.

Avaliações globais e específicas das fases do processo são ainda fundamentais para identificar ajustes necessários para que a produção em larga escala possa ser adotada. Sendo assim, a obra é voltada, principalmente, para estudantes e profissionais das áreas agronômica e biológica, interessando também a empresários ligados ao setor de produção de mudas de café.

O livro apresenta mais uma contribuição das pesquisas da Empresa para uma importante cadeia produtiva da agricultura brasileira. Com uma área de aproximadamente 1,9 milhão de hectares dedicados à cultura, o Brasil é o maior produtor de café do mundo. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no 1° Levantamento da Safra de Café de 2018, o País deve bater novo recorde este ano: os cafés do Brasil têm produtividade estimada de 28,41 a 30,54 sacas por hectare para 2018. Se confirmado, esse será um desempenho histórico. Os resultados desse levantamento estão disponíveis na íntegra no Observatório do Café (saiba mais aqui).

Tema da publicação, a embriogênese somática é um processo complexo que, fazendo uso de segmentos foliares de uma planta-matriz de café, em sucessivos cultivos in vitro, leva à produção de mudas prontas para serem transplantadas no campo. O livro está dividido em cinco tópicos: Fatores envolvidos na indução de embriogênese somática; Protocolo básico de embriogênese somática; Preparo de meios de cultura; Preparo de soluções estoques; e Estrutura de uma biofábrica para produção de mudas.

A edição de e-books pela Embrapa

Em 2012, o formato digital para a edição de livros foi adotado pela editora da Embrapa para publicação de novos títulos e reedição de algumas obras. Desde então, mais de 100 livros digitais (e-books) foram editados e disponibilizados para o público em geral. Em 2014, os títulos da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, disponíveis gratuitamente para download em site próprio, passaram a ser disponibilizados também na versão eletrônica.

O formato utilizado é o ePub, um padrão adotado internacionalmente para e-books, desenvolvido para que a apresentação do conteúdo se ajuste a diferentes tamanhos de telas de dispositivos. O leitor não é obrigado a pagar pelo programa necessário para ler o arquivo diretamente na tela do seu computador, celular ou tablet, pois vários deles podem ser instalados gratuitamente, e a maioria dos tablets já vêm com um programa leitor de ePub.

Serviço

O livro “Mudas clonais de café – Produção por meio de embriogênese somática” está à venda na Livraria Embrapa por R$ 6 (e-book) e R$ 13 (versão impressa). Confira aqui mais detalhes sobre esta publicação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3448-4236 ou fax (61) 3448 2494.

Adquira o livro “Mudas clonais de café – Produção por meio de embriogênese somática” pelo link: http://vendasliv.sct.embrapa.br/liv4/consultaProduto.do?metodo=detalhar&codigoProduto=00085740

Fonte: Embrapa Café via Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *