Produção de Cafés Especiais ganha força e se desenvolve em Caratinga (MG)

Imprimir
Com uma ajuda do clima, a produção de café deve bater recorde neste ano. Segundo um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra deve chegar a 58 milhões de sacas. Se a previsão é otimista para o país, em Caratinga, no Vale do Rio Doce, a expectativa é semelhante. A produção de café ganha força na região a cada ano e aumenta o interesse dos produtores rurais.

A região ainda não tem a força do Sul do Estado, mas pouco a pouco vai conquistando o seu espaço. Neste mês de julho, um encontro com produtores de café foi promovido na zona rural do município, na Fazenda Cascata. O objetivo era justamente discutir a evolução da produção de cafés especiais em Caratinga e região.

“Foi um encontro que contou com o apoio e representantes do Senar Minas, Sicoob Credcooper, Emater, Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga, Embrapa e Sebrae. Na ocasião, discutiu-se sobre a produção de cafés especiais, mercado externo e sobre os cafés das matas de Minas”, afirmou o mobilizador do Sindicato Rural de Caratinga, Wagner Teixeira Pinto.

Especialistas da Espanha que estavam no Brasil também participaram do encontro, entre eles, Josiana Bernardes, que atua com treinamento e consultoria em cafés especiais pela IDCoffee, em Madri. Ela possui participação em projetos de qualidade em cafés na Índia, Burundi, Honduras, Panamá e Etiópia.

Para Josiana, apesar dessa evolução na produção de cafés especiais na região de Caratinga, ainda há muito para cumprir. “Caratinga está começando se posicionar quanto a produção de cafés especiais. Por isso, o caminho é educação, formação continuada e informação sobre o tema, apresentando e sempre reforçando aquilo que é um produto de alta qualidade”, afirmou.

Cerca de 30 pessoas participaram do encontro que contou com a presença do Presidente do Sindicato Rural de Caratinga, Alexandre José Correa. Ele reforçou a colocação de Josiana Bernardes citando os cursos do Senar Minas como uma ferramenta de conhecimento para os produtores de café da região.

“Essa questão de educação, formação e informação sobre o tema, muito bem colocado pela Josiane [Bernardes] é uma preocupação nossa e também do Senar Minas, nosso parceiro aqui na região na promoção de cursos que promovem a capacitação e qualificação dos nossos produtores rurais. Para se ter uma ideia, neste encontro tivemos ex-alunos de cursos do Senar, como o curso de Barista, por exemplo, que visa a formação de profissionais especializados em cafés de alta qualidade, cafés especiais”, explicou o presidente.

Concurso de cafés
O encontro com especialistas internacionais foi uma das ações para a promoção dos cafés especiais da região. Outra atração que promete envolver os produtores e aquecer a produção de café é o concurso de qualidade dos cafés da região de Caratinga. O evento é uma promoção do Emater-MG e Sicoob Credicooper.

“As inscrições estão abertas e duram até o dia 31 de agosto. O nosso objetivo com este concurso é proporcionar a identificação, a promoção e a valorização dos cafés de qualidade e de seus produtores. Poderão inscrever-se no concurso os cafeicultores cuja propriedade esteja localizada nos municípios de Bom Jesus do Galho, Caratinga, Entre Folhas, Inhapim, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Santa Rita e Imbé de Minas, Ubaporanga e Vargem Alegre”, revelou o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credcooper, Kdner Andrade Valadares.

O gerente de Competitividade Sustentável do Sicoob Credcooper, Fábio Júnior de Carvalho, informou que as inscrições são gratuitas e realizadas apenas nos escritórios locais da Emater-MG e ou nas respectivas agências do Sicoob Credcooper. “O produtor preencherá a ficha de inscrição e assinará demonstrando o conhecimento e a concordância com o regulamento do concurso”.

Fonte: Ascom Sistema FAEMG (Regional Governador Valadares – Por Diego Souza)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *