Produção de café robusta cresce 17,5% em 2016/17, para 5,9 mi de sacas no ES

Imprimir
A produção de café conilon (robusta) no Espírito Santo atingiu 5,915 milhões de sacas na safra 2016/17 (julho a junho), alta de 17,5% em relação ao registrado em igual período da safra anterior. A estimativa foi divulgada nesta terça-feira, 9, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Em 2015 e 2016, a produção capixaba foi muito prejudicada por causa da seca. O clima adverso ainda persiste, mas, segundo o Incaper, ações de pesquisa e assistência técnica têm auxiliado na recuperação.

“As lavouras vêm sendo renovadas e revigoradas na ordem de 7% a 8% ao ano sob novas bases tecnológicas, com variedades clonais mais produtivas, nutrição adequada, poda, manejo de pragas e doenças e irrigação”, disse, em nota, a instituição.
Já a produção de arábica no Estado na safra 2016/17 deve recuar 25% na mesma comparação, para 2,95 milhões de sacas. Segundo o Incaper, a bienalidade negativa da cultura é um dos fatores que influenciaram as perdas.

Na safra anterior, o Estado registrou recorde na produção de arábica: foram colhidos 3,93 milhões de sacas. Somado a isso, a distribuição ruim das chuvas na região sul, onde se concentram 40% do arábica do Espírito Santo, prejudicou o crescimento das plantas.

O levantamento também apontou que a produtividade média foi de 22,9 sacas por hectare, sendo 19,65 sacas/ha para o café arábica e 25,13 sacas/ha para o conilon.

Fonte: Estadão Conteúdo via Dinheiro Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *