Produção de café na Colômbia sobe 11% em abril, mas exportações recuam

Imprimir

A produção de café arábica da Colômbia aumentou 11% em abril ante o mesmo mês do ano passado, totalizando 580 mil sacas de 60 quilos. Segundo dados da Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia (Fedecafé), essa é a maior produção mensal do país neste ano.

Apesar do aumento na produção, as exportações em abril recuaram 15% se comparadas às de um ano atrás, alcançando 495 mil sacas. No acumulado dos últimos 12 meses até abril, a produção totalizou 7,1 milhões de sacas. Isso "indica que 2012 deve terminar bem parecido com o ano passado em termos de produção", disse a Fedecafé.

Nos últimos anos, a produção do grão tem caído bastante na Colômbia, país que produz aproximadamente 11 milhões de sacas em anos de ampla safra. Para a Fedecafé, a queda é resultado das fortes chuvas, decorrentes do fenômeno climático La Niña, que atingiram as áreas produtoras colombianas em 2010 e 2011.

No ano passado, a federação havia estimado que a produção para a temporada 2011/2012, que começou em 1º de outubro, somaria 8,5 milhões de sacas. A Colômbia é o segundo maior produtor de café arábica do mundo, atrás apenas do Brasil. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *