Produção de café na Colômbia aumenta 12% nos últimos doze meses

Imprimir

A produção de café na Colômbia cresceu 13,6 milhões de sacas de 60 quilos nos últimos doze meses (de Novembro de 2014 a outubro de 2015), representando um aumento de 12% em comparação com 12,2 milhões de sacas colhidas no período anterior, segundo informações da Federação Nacional de Produtores de Café (FNC).

Entre janeiro e outubro do ano passado a produção totalizou 11,4 milhões de sacas, um aumento de 15% sobre o mesmo período de colheita de 2014, quando atingiu 9,93 milhões.

Quanto a outubro, a produção foi de 24% maior do que no mesmo mês do ano passado, situando-se em 1,36 milhões de sacas.

De acordo com a FNC, as vendas externas no mês passado cresceram 22%, para um total de 1,18 milhões de sacas exportadas, enquanto que nos primeiros dez meses do ano foram colocados no mercado internacional de 10,4 milhões de sacas, 17% mais do que no período anterior.

Nos últimos 12 meses (novembro 2014 a outubro de 2015), as exportações foram de 12,4 milhões de sacas, representando um crescimento de 14%.

"Temos o prazer de estar em volumes de produção e as exportações registradas hoje, isso reflete que a Colômbia voltou aos níveis históricos e continua a ser um importante player no mercado internacional", disse o gerente geral da FNC, Roberto Velez Vallejo.

O gerente, no entanto, expressou preocupação com a redução da renda dos produtores e advertiu que "em alguns casos, os custos estão acima de seus investimentos. Decididamente, temos de trabalhar juntos para restaurar a lucratividade no negócio de café", acrescentou Velez Vallejo.

Fonte: Agência EFE via El Tiempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *