Produção de café em 2016 será 40% maior do que ano passado, estima cafeicultores

Imprimir

A colheita da safra do café em 2016 está próxima. Em São Paulo, os produtores estão animados com o desenvolvimento dos grãos e a expectativa é de que a produção seja 40% maior do que a registrada no ano passado.

Em Espírito Santo do Pinhal, interior do estado, as plantas estão entrando em fase de maturação e produtores já negociam sacas com preços fixados.

De acordo com o produtor rural Adriano Palermo, as chuvas deixaram os pés bem granados. Ele acredita que, com a maturação, as lavouras mais novas estarão sendo colhidas a partir de 15 de maio. "A expectativa é colher 35 sacas por hectare até agosto, uma motivação importante para negociar café a preços maiores que os praticados no último ciclo”, diz.

“A granação não fazia seu clico completo nos últimos anos. Desta vez, tivemos um processo mais uniforme e padronizado”, destaca o engenheiro agrônomo Thiago Carvalho.

Segundo ele, o clima chuvoso dos últimos meses favoreceu não só a granação rápida do café, que vai ser colhido em maio, como também o bom crescimento das guias, os ramos que vão produzir o café da safra 2017.

Segundo a última estimativa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o cerrado mineiro e o sul de Minas Gerais concentram os maiores relatos de antecipação de colheita. No Espírito Santo, agentes indicam que a colheita pode começar até mesmo no fim de abril, período em que tradicionalmente são negociados os cafés precoces.

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *