Produção de café deve ser 25% menor em São Paulo

Imprimir

Pouca chuva e muita seca prejudicaram a safra de café este ano. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola, em todo estado de São Paulo a safra deverá ser 25% menor do que no ano passado, com uma colheita de 3,4 milhões de sacas.

O café é uma cultura bianual, ou seja, alterna um ano de colheita alta com outro de baixa. A safra atual, além de ser a menor, ainda apresenta uma forte queda por conta da seca. Na região da Alta Mogiana, a expectativa, que era de colher 40% a menos que no ano passado, mudou. A previsão agora é de uma queda de 80%.

Os novos números surpreenderam alguns produtores que esperavam uma safra melhor. "Surpreendeu até mesmo os técnicos mais experientes, não se esperava que pudesse ocorrer essa quebra de produtividade por questão climática", conta o diretor do Sindicato Rural, Luiz Clóvis Gonzaga.

Para evitar prejuízos no próximo ano, os donos de uma fazenda na região aproveitaram as condições do terreno e estão instalando um sistema de irrigação na propriedade. O engenheiro agrônomo Edgar Bressani acredita que esse é um bom investimento. "Com isso a gente consegue pelo menos ter um seguro contra essa falta de água, que acontece agora nesses meses de inverno", afirma.

Fonte: EPTV.com – Caminhos da Roça

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *