Produção de café da Colômbia deve crescer 5%, diz USDA

Imprimir

A produção de café da Colômbia deve crescer 5% em 2012/13, alcançando 9 milhões de sacas de 60 quilos, devido à renovação dos cafezais e mudanças favoráveis do clima, informou o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Bogotá. Nos quatro anos anteriores, a disseminação de doenças e pragas fizeram com que a produção do país se estagnasse.

As exportações de café colombiano devem subir para 8,8 milhões de sacas em 2012/13 com a recuperação da produção, pois os preços internacionais devem sustentar os níveis de embarque apesar da valorização do peso perante o dólar, afirmou o governo americano.

Em 2011/12, o USDA prevê que a produção continue em 8,5 milhões de sacas, pois a renovação dos cafezais e as chuvas intensas afetaram negativamente a safra. A instituição também prevê que os embarques cresçam 11% no ano, para 8,4 milhões de sacas em 2011/12, pois o consumo local tem sido suprido com importações, enquanto a produção local é exportada.

A Colômbia tem se focado em aumentar as exportações de café com valor agregado e cafés especiais, afirmou o USDA. O governo e a federação de café do país implantaram um plano para aumentar o apoio aos agricultores e encorajar a renovação dos cafezais com variedades resistentes a ferrugem, disse o governo americano. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *