Produção da Costa Rica cresce 5 % até 7 de Março

Imprimir

A produção de café da safra 2010/11 da Costa Rica totalizou 1,52 milhão de sacas de 60 quilos até 07 de março, alta de 5% ante ao total produzido no mesmo período da safra 2009/10, de acordo com dados do Instituto de Café do país (Icafé, na sigla em espanhol).

As vendas de café do país totalizaram 1,31 milhão de sacas, comparado as vendas 1,15 milhão de sacas no mesmo período de 2009/10. Grande parte dos grãos foram vendidos para exportação por uma média de US$ 2,13 por quilograma, frente a média de US$ 1,54 por quilograma na safra passada.

O consumo doméstico de café no período, por sua vez, foi de 117.980 sacas, acima das 112.210 sacas do ciclo anterior.

O país está entre as nações produtoras da América Central que deverão aliviar o aperto entre a oferta e demanda mundial e arrefecer os preços internacionais de café. Oficiais costarriquenhos esperam que o país produza 1,57 milhões de sacas nesta temperada, aumento de 8% ante as 1,45 milhões de sacas produzidas na safra passada.

Na temporada anterior, doenças fungicidas e condições climáticas desfavoráveis causaram a queda da produção. No ciclo atual, os preços mais altos do grão permitiram que os produtores investissem em boas práticas agrícolas, como o uso de fertilizantes que aumentaram o rendimento nas lavouras, além da ajuda do clima, relativamente favorável para a cultura. As informações partem de agências internacionais de notícias.

Fonte: Safras & Mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *