Primeiras floradas da safra 2019/20 de robusta já são observadas, informa Cepea

Imprimir
Com a colheita do café robusta da safra 2018/19 praticamente finalizada no início deste mês, as primeiras floradas da temporada 2019/20 da variedade já começam a ser observadas no Brasil. Com produtores consultados pelo Cepea atentos às floradas, as negociações de robusta seguem limitadas. Além disso, muitos cafeicultores estão retraídos, à espera de preços mais elevados. Apesar das recentes quedas nas cotações externas, a valorização do dólar e o leve aquecimento da demanda sustentaram os preços internos do robusta nos últimos dias.

O Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 320,69/saca de 60 kg nessa terça-feira, 14, alta de 1,0% frente à terça anterior, 7. Quanto ao arábica, o clima mais úmido neste início de mês atrapalhou a colheita nas principais praças produtoras consultadas pelo Cepea e pode prejudicar também a qualidade da bebida de uma parcela dos grãos.

Quanto ao mercado físico, apesar de a liquidez seguir baixa, os avanços do dólar e das cotações externas do arábica impulsionaram os preços internos do arábica nos últimos dias, cenário que permitiu o fechamento de alguns negócios no spot. Nessa terça-feira, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, fechou a R$ 426,15/saca de 60 kg, elevação de 0,8% em relação à terça anterior.

Fonte: Cepea (com foto de Luiz Furlan)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *