Previsão do Tempo: Chuva nos extremos do Brasil para esta semana

Imprimir

* Esta semana ainda será quente no Brasil. A chuva vai se concentrar nos extremos do país. Os maiores volumes são esperados para a Região Norte. Em Rondônia, no Acre, no sul do Amazonas e em pontos isolados do Amapá e do Pará, os volumes acumulados devem ultrapassar 100 mm até o dia 11 de janeiro.

* A Zona de Convergência Intertropical vai favorecer a ocorrência de chuva frequente entre o Maranhão e o Ceará.

* No Sul, as chuvas do começo da semana acontecem por causa do ar quente e úmido, mas entre a sexta-feira e o sábado (10 e 11 de janeiro), temporais são previstos para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por causa da chegada de uma nova frente fria.

* No Sudeste e na maior parte do Centro-Oeste, a semana será marcada por muito sol e pouca chuva.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada no período entre 07 e 11 de janeiro

Chuva acumulada ente 7 e 11 de janeiro

* No período entre 12 e 16 de janeiro, as condições do tempo não tem grande alteração. Pouca chuva ainda é prevista para a maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste. No Sul, ainda há previsão de chuvas de forte intensidade.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada no período entre 12 e 16 de janeiro

Chuva acumulada entre 12 e 16 de janeiro

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Calor intenso e aumento da chuva na Região Sul

* Os primeiros dias de 2014 foram marcados por uma intensa onda de calor no centro-sul do Brasil,  pela redução da chuva no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais e aumento da chuva na Região Sul. A Figura 1 mostra que entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, os volumes passaram de 100 mm em algumas áreas.

* No Estado de São Paulo, a chuva aconteceu de forma isolada, mas teve forte intensidade em algumas localidades. No domingo (05), um temporal atingiu a região de Marília e provocou muitos estragos.

* No Centro-Oeste, a chuva aconteceu de forma irregular e foi mal distribuída. O maior volume foi registrado no sul de Mato Grosso do Sul.

* No Nordeste, o predomínio foi de uma grande massa de ar seco e no Norte as pancadas de chuva aconteceram com frequência em grande parte da Região.

Figura 3: Chuva acumulada no período entre 30/12/13 e 05/01/14

Chuva acumulada nos últimos 7 dias

Fonte: Climatempo via Rede Social do Café

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *