Presidente do CCCMG profere palestra no Circuito Mineiro de Cafeicultura

Imprimir

Cerca de 500 pessoas, a maioria cafeicultores, estiveram presentes, na tarde desta quarta-feira, 03/04, do Circuito Mineiro de Cafeicultura em Santo Antônio do Amparo, sul de Minas Gerais. Eles participaram e assistiram com atenção a palestra proferida pelo presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG, Archimedes Coli Neto, nas dependências do Parque de Exposições da cidade.

No início da palestra, Archimedes apresentou o vídeo institucional do CCCMG e outro vídeo que mostra a cafeicultura praticada nas regiões do Estado de Minas Gerais. “É um vídeo muito importante onde o cafeicultor pode conhecer um pouco mais sobre o café de outras regiões do Estado, além de conhecer dados relevantes como números de sacas colhidas além dos diferentes aromas”, ressalta.

Logo após, o presidente falou sobre a influência da economia mundial no preço da saca de café e ressaltou a importância do cafeicultor praticar a qualidade em suas lavouras. Também apresentou números das médias da cotação diária praticada durante todo o ano de 2011 e neste início de 2012. “Com esses dados o produtor pode visualizar melhor as cotações durante todo o período de 2011”, disse.

Archimedes também falou sobre a expectativa da safra 2012. “O Brasil é o único país no mundo que tem qualidade, quantidade e preço. Com a entrada da nova safra, o país deverá voltar a exportar um maior volume”, conclui o presidente.

Ao final do evento, Archimedes foi homenageado pelos organizadores. O Circuito Mineiro de Cafeicultura é realizado em parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG e a Universidade Federal de Lavras – Ufla, com colaboração de diversos parceiros públicos e da iniciativa privada. Atualmente, integra as ações do Programa Estruturador do Governo do Estado, o Certifica Minas Café, de certificação em nível internacional das propriedades cafeeiras participantes.

Agenda do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2012:

Abril 
Dia 12 – Passos
Dia 18 – Andradas
Dia 19 – Guapé
Dia 25 – Nova Resende
Dia 27 – Cordislândia

Maio
Dia 3 – Paraguaçu
Dia 10 – Ouro Fino
Dia 17 – Campo Belo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *