Preocupações com clima no Brasil levam a oscilação no preço do café, diz Cepea

Imprimir

Os preços do café arábica vêm oscilando com força nos mercados externo e interno, influenciados pelo clima no Brasil. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22/10) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com os pesquisadores, nos momentos de alta, os valores são impulsionados por preocupações quanto ao clima seco no Brasil.

“Elevadas temperaturas vêm castigando alguns cafezais do País e não chove de forma significativa desde setembro em Minas Gerais e em parte de São Paulo, importantes estados produtores do grão. Essas altas, inclusive, motivam alguns agentes de diferentes praças a negociarem volumes maiores de arábica”, diz a instituição, em nota.

Já as quedas nos preços estão atreladas a fatores de curto prazo. De acordo com os pesquisadores, o fator que direciona a decisão dos negociadores são previsões indicando chuvas no final desta semana em áreas produtoras brasileiras.

No mês, o indicador do Cepea para o café arábica, com base no produto posto em São Paulo, acumula queda de 0,7%. Na quarta-feira (21/10), fechou a R$ 469,62/saca de 60 quilos.

Fonte: Redação Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *