Preocupação na Guatemala por queda do preço internacional do café

Imprimir

A forte queda no preço internacional do café preocupa hoje na Guatemala os produtores desse grão, uma das principais exportações do país.  

Um comunicado da Associação Nacional de Café (Anacafé) explica que o recuo de 18 dólares da saca da categoria ouro, ocorrido no fechamento de ontem da Bolsa de Valores de Nova York e como seu valor segue em queda.

Lamentavelmente o preço não está sendo regido pela oferta e a demanda, é um comportamento errático devido às crises econômicas mundiais, disse o presidente da Anacafé, Ricardo Villanueva, segundo o texto.

Enfatizou em que a cafeicultura é uma atividade agrícola sujeita a variações como o clima e o mercado.

A queda do preço nestes meses impacta negativamente o setor porque coincide com a época de colheita e a fixação das vendas com os compradores internacionais, assegurou o funcionário público.

De novembro passado à data Anacafé afirma ter identificado uma redução de três por cento sobre os 4,8 milhões de da sacas de produto ouro estimados inicialmente para o ano cafeeiro 2011-2012.

Isso se deve aos danos causados pelas chuvas promotoras do desenvolvimento de doenças causadas por fungo nas plantações, como a ferrugem-do-caé, de acordo com o argumento da entidade.

Por isto, o pessoal da assistência técnica mantém um monitoramento constante para assessorar e capacitar aos cafeicultores sobre a prevenção deste tipo problemas, menciona o comunicado.

Da mesma forma, Villanueva referiu-se ao incremento de 25 por cento nos custos de produção.

Isto ocorre, assegurou, pela necessidade de incluir dois novos custos: a contratação de empresas privadas de segurança para cuidar da colheitas nas plantações e durante o transporte, e a compra de fertilizantes fungicidas contra a ferrugem-do-café.

Fonte: Prensa Latina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *