Prêmio Internacional Ernesto Illy terá seu primeiro vencedor em 1º de novembro

Imprimir
Em 1991, a illycaffè introduziu no Brasil o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, competição que concede anualmente um prêmio aos cafeicultores que produzem os melhores grãos e que já contribuiu diretamente para o desenvolvimento de diversas regiões cafeeiras, envolvendo mais de dez mil produtores ao longo dos últimos 25 anos. Neste ano, a mais tradicional iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira ganha uma versão internacional.

O Ernesto Illy International Award acontece no dia 1º de novembro, em Nova York, reunindo 27 representantes do que há de melhor na alta qualidade dos grãos para espresso. Três produtores dos melhores cafés de cada um dos nove países fornecedores do blend illy foram selecionados a partir de suas amostras de café 100% arábica, da safra de 2015. O objetivo é reconhecer o esforço dos cafeicultores para alcançar altos padrões de qualidade e sustentabilidade.

Além do Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Índia, Nicarágua e Tanzânia serão os países representados. Os produtores brasileiros participantes da premiação são os três primeiros colocados do 25º Prêmio nacional: Juliana Armelin, Daniella Pelosini (representando o pai, Laerte Pelosini Filho) e Arabela Pereira Lima (representando a mãe, Leda Pereira Lima).

A programação do evento inclui, no período da manhã, um seminário direcionado a produtores e exportadores de café, intitulado “O mercado do café e seus desafios”, com a participação de Andrea Illy e Massimiliano Pogliani, respectivamente presidente e CEO da illycaffè, além de Albert Scalla, vice-presidente sênior da INTL FCStone Inc.
Horas antes da premiação, um júri especial irá avaliar os nove cafés finalistas – pré-selecionados pela illycaffè como os melhores de seus respectivos países – para definir o melhor entre os melhores. A degustação se dará a partir de diferentes preparações (infuso, duplo espresso e cold brew – bebida fria). Integrarão o júri chefs e especialistas, como representantes de entidades do setor: o cafeicultor brasileiro Adolfo Vieira, presidente da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), e membros da SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais) e da NCA (Associação de Café dos EUA).

Um jantar de gala na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) encerrará o grande dia com o anúncio dos vencedores de cada país e, por fim, do grande campeão internacional. Ao final da cerimônia, os presentes receberão como brinde uma edição superlimitada de um blend composto pelos cafés selecionados.

Entre as atrações da solenidade, está a exibição do vídeo final da campanha #thanks4thecoffee, criada pela illycaffè a partir do Dia Internacional do Café, que estimulou fãs da bebida em todo o mundo a enviarem mensagens de agradecimento aos produtores, por meio das redes sociais e de cartões impressos em lojas da marca.

Sobre a illycaffè
Fundada em Trieste, na Itália, em 1933, a torrefadora illycaffè produz e comercializa um blend de café espresso 100% arábica, sob uma única marca, líder em qualidade. Quase 7 milhões de xícaras de café illy são consumidas diariamente no mundo. Os produtos illy são comercializados em mais de 140 países e estão disponíveis em mais de 100 mil restaurantes e cafeterias. A empresa mantém relacionamento direto e duradouro com os melhores cafeicultores do mundo, inclusive no Brasil, com a colaboração do Clube illy do Café, fornecendo-lhes conhecimentos e tecnologia, além de preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro de treinamento de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. A illycaffè emprega cerca de 1.200 pessoas globalmente e em 2015 registrou receitas consolidadas de 437 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *