Premiação do Cup of Excellence será durante FICAFÉ 2012

Imprimir

Pelo segundo ano consecutivo, a cerimônia de premiação do 13º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence – Edição 2012 será durante a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – FICAFÉ, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Jacarezinho. A entrega do Prêmio será na noite de 9 novembro e marca o encerramento do evento.

O concurso vai eleger o melhor produtor de cafés especiais do País e é promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, em inglês), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Agricoffee.

O Cup of Excellence é realizado no Brasil desde 1999 e conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Concurso é uma das ações do Plano Internacional de Marketing para a Promoção dos Cafés Especiais Brasileiros propostas pela BSCA.

Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, diz que o Concurso, aberto aos produtores da variedade arábica da safra atual, tem como objetivo premiar os cafeicultores pela excelência dos grãos, além de promover e divulgar a qualidade dos cafés especiais brasileiros no mercado internacional. “O Cup of Excellence mostra que nossos cafés especiais são comparáveis aos melhores do mundo e que podem ser vendidos a preços recordes”, assinala o consultor do Sebrae/PR.

Vanusia Nogueira (foto: Ivan Padovani), diretora executiva da BSCA, destaca que oCup of Excellence é realizado em 11 países e que é um dos concursos de cafés especiais mais conceituados do mundo. Segundo ela, a ideia de realizar a entrega do Prêmio durante a FICAFÉ surgiu quando a Fazenda Califórnia, localizada no Norte Pioneiro, foi uma das vencedoras do Cup of Excellence, em 2010.

“Nossa intenção em promover a fase internacional no Paraná é mostrar para os juízes internacionais as diferentes regiões produtoras de cafés especiais no Brasil, além da revitalização da produção no norte do Paraná, que já foi o maior produtor do grão no século passado”, diz. Vanusia acrescenta ainda que a realização da divulgação dos vencedores na FICAFÉ é mais um estímulo para que os cafeicultores do Norte Pioneiro participem do Concurso.

Reconhecimento – Os produtores campeões do Concurso ganham como prêmio a venda de seus respectivos lotes no exclusivo leilão Cup of Excellence, disputado, via internet, por inúmeras torrefadoras e casas de café, principalmente da América do Norte, Europa e Ásia, em 2013.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Cafés Especiais, no ano passado, cada uma das sacas do lote vencedor foi comercializada por mais de US$ 3.050.

Júri – Produtores de café do País inteiro submetem as amostras a uma criteriosa competição com três fases que acontece uma vez por ano. Depois de recebidas pela BSCA e transformadas em números por uma empresa de auditoria, as amostras de cafés participantes primeiro passam por uma pré-seleção para assegurar a satisfação dos padrões mínimos de qualidade.

Os cafés são então provados sem identificação por um júri nacional para selecionar os melhores e, finalmente, depois de uma degustação de três dias, um júri internacional premia os melhores lotes com o Prêmio Cup of Excellence.

A primeira fase do Concurso será realizada de 8 a 12 de outubro, em Varginha, sul de Minas Gerais, quando serão escolhidos os cafés que passam para a etapa nacional. Nessa fase, que acontecerá na última semana de outubro, os melhores grãos carimbam o passaporte para a etapa internacional, promovida na semana da FICAFÉ 2012, no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina, norte do Paraná.

FICAFÉ 2012 – Em 2012, a expectativa dos organizadores da FICAFÉ é atrair cerca de 4 mil visitantes. A Feira reúne cafeicultores de várias regiões produtoras do grão e representantes de indústrias, corretores, fabricantes de insumo, máquinas e equipamentos, cafeterias, entidades do agronegócio, compradores de cafés especiais e outros interessados.

A FICAFÉ 2012 é uma realização do Sebrae/PR, da Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Banco do Brasil, Prefeitura de Jacarezinho, Iapar, Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Conselho Federal de Engenheiros e Agrônomos (CONFEA-PR), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar), Secretaria da Agricultura de Abastecimento (Seab).

Sobre o Sebrae/PR – O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Fonte: CNC Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *