Preço médio do café arábica recua 7,3% em agosto, informa Cepea

Imprimir

O indicador de preço Cepea/Esalq do café arábica, tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, teve média de R$ 378,48 a saca de 60 quilos em agosto, segundo mês da safra 2012/13. O resultado representa queda de 7,3% em comparação com a média de R$ 408,06 a saca no mês anterior.

Conforme os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o volume de café colhido aumentou ao longo de agosto, pressionando as cotações no mercado interno e externo. A colheita foi favorecida pelo clima mais seco desde o fim de julho.

O Cepea apurou que, no fim de agosto, aproximadamente 70% da safra no cerrado mineiro já tinha sido colhida. Segundo o Cepea, boa parte do volume restante é de cafés que deverão ser recolhidos do chão ao longo de setembro. As estimativas apontam que até 50% da safra pode ter a qualidade comprometida, sendo boa parte deste porcentual composto por cafés de varrição.

Nas regiões da mogiana paulista e no sul de Minas Gerais, até o fim de agosto, perto de 70% a 80% da safra tinha sido colhida em ambas regiões. Essas lavouras também foram prejudicadas pelas chuvas. Na praça de Garça (SP), cerca de 70% dos grãos já tinha sido colhida até o fim de Agosto. Estima-se que uma boa parte do café também será de qualidade inferior.

Na zona da mata mineira, os comentários são de que 85% da safra tinha sido colhida no fim do mês passado. A região também foi bastante prejudicada pelas chuvas e pela alta umidade. No noroeste do Paraná, as estimativas indicam que cerca de 90% dos grãos foi colhido até o fim do mês passado.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *