Preço do café pode ficar até 35% mais caro

Imprimir

Depois do pão do leite, agora é o café que promete pesar no bolso do consumidor. A expectativa é que o custo desse tipo de produto aumente de 5% a 35% nos próximos meses, segundo projeções da própria Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

O motivo alegado são as secas nas lavouras, o que tem comprometido a produção. “Para a indústria, o custo da saca de café dobrou desde janeiro. E parte desse aumento está sendo repassada para os varejistas”, explicou o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz.

Na Baixada Santista, porém, os donos de lanchonetes e padarias ainda não sentiram essa alta. Mas admitem que, se ela realmente for confirmada, não vão ter como não reajustar. “Se ficar nessa margem de 30%, vamos ter que subir o preço Não vai ter como absorver tudo isso”, avisa Verônica Guedes, proprietária da lanchonete Mil Delícias, no Centro de Santos. No local, o copo do café cusra R$ 1,80.

O mesmo valor também é cobrado na Panificadora Santo Antonio, no Canal 2, onde, até agora, só o pão e o ovo aumentaram. “Café, por enquanto, está no mesmo valor. E a ideia é manter assim até quando puder”, assegura a funcionária Bernardete Francisco, que prefere esperar a confirmação dessa alta antes de adotar qualquer mudança de preço.

Postura semelhante também é adotada pelo empresário Felipe Ribeiro, dono da padaria Empório da Vila, na Vila Belmiro. “Estou fazendo de tudo pra manter meu preço em R$ 1,50, até porque a concorrência é bem grande no bairro. Mas para tudo há um limite. Vamos ver como fica”.

Fonte: A Tribuna Online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *